Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conif estabelece diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal

Conif estabelece diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal

Diretrizes foram apresentadas ao Conselho de Reitores na última semana e processo será dividido em três etapas. Confira o documento na íntegra.
publicado: 10/08/2020 16h55, última modificação: 16/03/2024 08h45

O documento que trata das diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal foi apresentado na última semana ao pleno do Conselho de Reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O texto é fruto de um trabalho conjunto desenvolvido, no último ano, entre os fóruns de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho e reúne estudos e debates sobre as concepções das diretrizes e das características da extensão

Segundo a publicação, as instituições da Rede Federal precisam "contemplar em seus projetos de curso a articulação necessária entre o ensino e as atividades de extensão, conforme previsto na legislação em vigor, promovendo a formação humana integral e a melhoria na formação dos estudantes".

O processo de curricularização da extensão é dividido em três etapas. A primeira é de sensibilização e envolve um amplo debate com a comunidade acadêmica. A segunda compreende a implementação, que além de dar continuidade à sensibilização, culmina na realização de atividades de extensão no âmbito do percurso formativo dos cursos ofertados pelos campi e, por fim, a efetivação de estratégias indispensáveis à qualificação e à consolidação da curricularização da extensão e do seu papel na formação dos estudantes, com o cumprimento da missão institucional.

Extensão

As atividades de extensão são intervenções que envolvem diretamente e dialogicamente as comunidades externas às instituições de ensino, devendo estar vinculadas à formação do estudante, conforme normas institucionais próprias. De acordo com a legislação atual, ao menos 10% do total de créditos curriculares dos cursos de graduação em atividades de extensão devem ser voltados, prioritariamente, para as áreas de grande pertinência social.

O documento completo está disponível para consulta no link.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif