Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos superiores do IFMG apresentam bom desempenho no CPC 2019

Cursos superiores do IFMG apresentam bom desempenho no CPC 2019

O Conceito Preliminar de Curso é um dos indicadores adotados pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade de cursos de graduação. Notas, divulgadas esta semana, confirmam bom desempenho do Instituto.
publicado: 11/12/2020 17h25, última modificação: 14/03/2024 09h36

Os 18 cursos de graduação do IFMG avaliados quanto ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019 obtiveram notas três e quatro, consideradas positivas na escala do índice, que vai de um a cinco. O CPC é um dos indicadores de qualidade de cursos superiores adotados pelo Ministério da Educação e teve o resultado disponibilizado na última quarta-feira, dia 9, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

O índice reflete resultados anteriores da Instituição, pois, é composto das notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e por fatores que consideram a titulação dos professores, o percentual de docentes que cumprem regime parcial ou integral (não horistas), recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas. De acordo com a procuradora Educacional Institucional, Alessandra Herbig, os resultados alcançados pelos cursos do IFMG foram satisfatórios. "Temos cursos com conceito 3, que se encontram em um intervalo mediano, mas, a meta para o próximo ciclo avaliativo é atingirmos um resultado ainda melhor", pondera. "Estaremos empenhados em ações para que esta meta se concretize, refletindo, sobretudo, na qualidade do ensino que ofertamos", acrescenta.

Avaliações

A coordenadora de Legislação e Normas de Ensino do IFMG, Denise Santana, explica que são três as avaliações externas pelas quais passam os cursos superiores: a primeira se dá pelo reconhecimento do curso, obtido a partir da visita in loco dos avaliadores do Inep; a segunda, que ocorre ao final do curso, com os concluintes, é o Enade; a terceira é o CPC, elaborado a partir da relação entre aspectos avaliados nessas duas anteriores.

Existe, ainda, a avaliação institucional, baseada em outros dois conceitos: o recredenciamento e o Índice Geral de Cursos (IGC), este, renovado ano a ano. "Para o cálculo do IGC, consideram-se os três últimos anos da Instituição, quanto às notas dos cursos avaliados nas visitas presenciais e no CPC", detalha Denise Santana. A publicação desse índice geralmente ocorre junto ao CPC, porém, este ano, foi adiada para 2021.

Confira os cursos do IFMG avaliados no CPC 2019

Agronomia - Campus Bambuí: CPC 4