Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Delegação francesa visita Campus Santa Luzia para fortalecer parceria e promover sustentabilidade

Visita trouxe impactos positivos para a comunidade local, evidenciando a importância da colaboração internacional na busca por soluções sustentáveis e inovadoras.
publicado: 28/05/2024 11h49, última modificação: 28/05/2024 11h49

Na última semana, o Campus Santa Luzia recebeu mais uma vez a delegação francesa do CFA Agricole Public des Hauts de France - Campus de Abbeville. Nesta última visita, os franceses também participaram da I Jornada Franco-Brasileira de Paisagismo, além de promover a contínua troca de conhecimentos na área do paisagismo e sustentabilidade.

Os mineiros foram anfitriões de uma delegação composta por 16 estudantes-aprendizes, pelo professor de Paisagismo, Xavier Demortier, e pela diretora adjunta da instituição francesa, Isabelle Serry. Durante os dias no país, as atividades incluíram seminários focados em seis áreas temáticas, visitas técnicas (Inhotim, Pomar BH, Escola Estadual Caio Nelson de Sena e Habitat Orquideas) e culturais, além de ações comunitárias junto à Ocupação Esperança - assentamento informal localizado na divisa entre Belo Horizonte e Santa Luzia - onde foi instalado um sistema de irrigação para abastecimento de água da horta comunitária da ocupação.

De acordo com o idealizador do Projeto França-Brasil, professor Daniel Augusto de Miranda, do Campus Santa Luzia, o laço entre França e IFMG existe desde 2020 e a cada ano tem se intensificado. “Esta foi a quinta visita já realizada pela instituição ao IFMG, sendo a terceira vinda de uma turma de Abbeville (2022, 2023 e agora, 2024). Além disso, o Campus Douai - focado em gestão hídrica - já nos visitou em duas outras ocasiões: em 2020 e 2023”, disse ele sobre a longa parceria entre as instituições.

A interação entre estudantes e professores brasileiros e franceses vem proporcionando uma rica troca de experiências e conhecimentos ao longo dos últimos anos. Os alunos do IFMG tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas e práticas de paisagismo e sustentabilidade, enquanto os visitantes franceses puderam conhecer a realidade brasileira e contribuir com suas expertises.

Temáticas e Atividades

A Jornada Franco-Brasileira de Paisagismo abordou seis áreas temáticas essenciais: irrigação, compostagem, permacultura, produção de plantas ornamentais e viveiros, agrofloresta, e jardins comestíveis. Essas áreas foram discutidas em seminários e práticas de campo, com o objetivo de enfrentar desafios contemporâneos no paisagismo e na sustentabilidade.

Saiba mais:

Clique Aqui | IFMG Campus Santa Luzia anuncia cooperação acadêmica internacional com instituição de ensino francesa

Clique Aqui | Campus Santa Luzia recebe equipe francesa no Projeto França-Brasil

Clique Aqui | Campus Santa Luzia exibe documentário sobre o Rio das Velhas

Clique Aqui | Projeto França-Brasil e grupo de pesquisa RUA anunciam visita de grupo de estudantes e servidores franceses

Clique Aqui | Campus rebece comitiva francesa do Projeto França-Brasil

Clique Aqui | Franceses em Santa Luzia: parceria pioneira no Campus promoverá projetos bilaterais

Clique Aqui | IFMG Santa Luzia recebe franceses para projeto de intercâmbio