Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Descentralização administrativa: novo modelo de gestão está sendo implantado de maneira gradativa
conteúdo

Notícias

Descentralização administrativa: novo modelo de gestão está sendo implantado de maneira gradativa

publicado: 19/12/2016 15h42, última modificação: 26/03/2024 15h30

Várias ações estão sendo realizadas no sentido de descentralizar administrativamente o IFMG e conceder mais autonomia às unidades. O objetivo é suprir os anseios da comunidade, dando maior agilidade a um grande número de processos. 

Novas competências foram delegadas aos diretores-gerais dos campi e dos campi avançados, por meio da portaria 475/2016. Com isso, alguns exemplos de ações que estão sendo executadas nas unidades são a emissão de portarias como a de nomeação de servidor para ocupar Cargo de Direção (CD) e Função Gratificada (FG); concessão de incentivo à qualificação; a concessão de progressão funcional por mérito e a expedição de portarias que alteram, extinguem e criam organogramas, respeitando o número de cargos de direção e funções gratificadas disponíveis para cada unidade.

Regionalização

A distribuição das ações administrativas por regiões de atuação também foi estabelecida por portaria. Com isso, propôs-se a divisão dos trabalhos: Região 1 (Betim, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Ibirité, em implantação), Região 2 (Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Ponte Nova), Região 3 (Bambuí, Formiga, Piumhi) e Região 4 (São João Evangelista, Governador Valadares e Ipatinga). Já a Reitoria terá o papel de apoio às regiões através das equipes de compras, contratações e contratos.

Assim, estão sendo constituídas equipes formadas por membros dos campi (agrupados de acordo com a região a qual pertencem) para trabalhar com os processos de compras e contratações, bem como com a gestão e fiscalização de contratos.