Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Duas equipes do IFMG classificadas no concurso "TechGirls"

Duas equipes do IFMG classificadas no concurso "TechGirls"

Competição reúne estudantes de vários países para desenvolver e lançar um aplicativo de celular ou um projeto utilizando inteligência artificial, para resolver problemas em suas comunidades
publicado: 29/05/2024 16h49, última modificação: 04/06/2024 11h27

Com um aplicativo que ensina educação financeira e outro, voltado para a saúde da mulher, duas equipes do Campus Ouro Branco avançaram para a segunda etapa do concurso TechGirls, criado pela organização norte-americana Technovation, em parceria com o Instituto Paramitas.

O objetivo da competição, que está em sua 16ª edição, é  desafiar meninas, entre 08 e 18 anos, de vários países, a criar, desenvolver e lançar um aplicativo de celular ou um projeto utilizando inteligência artificial,  que resolva problemas em suas comunidades. Três campi do IFMG formaram equipes para participar do Techgirls: Formiga, Ribeirão das Neves e Ouro Branco, de onde saíram as duas classificadas para a próxima etapa:  a “CodeChicas”, que desenvolveu o CashWise (app de educação financeira) e a  “Lovelacy Ladies”, responsável pelo App Chicas (voltado para a saúde da mulher)

“É uma excelente oportunidade para despertar nas estudantes o interesse pela inovação, tecnologia e o empreendedorismo como meios para contribuir e gerar soluções para problemas sociais”, conta o professor Cleiton Duarte,  um dos mentores das equipes. O anúncio da classificação ocorreu em maio, no Campus da Universidade Federal de Viçosa, em Florestal. Além dos mentores, as equipes do IFMG também foram acompanhadas por uma equipe da Coordenadoria de Cultura, Esporte e Lazer do IFMG.

Os trabalhos selecionados passarão por nova avaliação e, no mês de julho, serão conhecidas as 15 equipes finalistas, que vão disputar a final da competição na Califórnia (EUA), em outubro.

Em 2023, mais de 7.000 meninas de 81 países desenvolveram cerca de dois mil aplicativos para resolver problemas em suas comunidades.

registrado em: ,