Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de fomento à pesquisa aplicada recebe inscrições até novembro
conteúdo

Notícias

Programa de fomento à pesquisa aplicada recebe inscrições até novembro

publicado: 09/10/2017 09h42, última modificação: 25/03/2024 12h27

O IFMG acaba de lançar a edição 2017 do Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada. As inscrições terão início no dia 16 de outubro e estarão abertas até 13 de novembro.  As submissões deverão ser feitas pelo coordenador do projeto (servidor mestre ou doutor, do quadro permanente do IFMG), mediante envio dos documentos listados no item 3.6 do edital.

Pelo edital, estão disponíveis duas formas de fomento: bolsas de Iniciação Científica e/ou de Desenvolvimento Tecnológico, além de incentivo à compra de materiais de consumo (custeio) e de equipamentos e/ou de materiais permanentes (capital). A seleção prevê as seguintes modalidades de bolsas: Pibic Jr., Pibic EM, PibiTec, Pibic e Pibiti.

Os projetos podem ser submetidos em duas linhas: pesquisa aplicada sem a necessidade de geração de inovação (linha A) ou pesquisa aplicada com geração de inovação (linha B). O processo seletivo será coordenado pela Câmara de Avaliação e Acompanhamento de Projetos do IFMG (Caap) e envolverá as etapas de análise da documentação e homologação das inscrições (eliminatória); projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória); avaliação quanto à viabilidade econômica (eliminatória); e avaliação do currículo lattes (classificatória).

O resultado será divulgado a partir de 12 de dezembro.  As bolsas terão duração de até 12 meses, a depender da modalidade. Ao todo, os recursos financeiros do edital são da ordem de R$ 450 mil, destinados a custeio, capital e bolsas. O Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e para a iniciação à pesquisa aplicada.

Acesse:

Edital

Anexos (V a X)

Planilha de recursos