Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleições 2023: saiba como votar utilizando o sistema Helios Voting
conteúdo

Notícias

Eleições 2023: saiba como votar utilizando o sistema Helios Voting

Consulta à comunidade para escolha de reitor e de diretor das 18 unidades do IFMG será realizada nesta quarta-feira, 14 de junho. Votação será eletrônica, no horário de 8h às 21h.
publicado: 12/06/2023 15h08, última modificação: 15/06/2023 09h33

Nesta quarta-feira, 14 de junho, a comunidade acadêmica do IFMG irá às urnas para escolher os candidatos ao cargo de reitor e diretor de campus para o quadriênio 2023-2027. A partir das 8h, os eleitores aptos a votar podem acessar o site eleicoes.ifmg.edu.br e escolher seus representantes. A votação se encerrará às 21h.

Neste pleito, o sistema de votação será eletrônico e utilizará o sistema Helios Voting, um software livre, criptografado e que garante privacidade e segurança aos eleitores, possibilitando inclusive o processo de auditoria pelo público. 

 

Desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) (MIT, na sigla em inglês), o Helios Voting tem sido utilizado em processos eleitorais de diversas instituições, tais como: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e os Institutos Federais do Amazonas (IFAM), do Pará (IFPA), de Goiás (IFG), de Santa Catarina (IFSC), entre outros. 

Para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral, os eleitores aptos tiveram a oportunidade de participar de uma eleição simulada até o último dia 6 de junho. O objetivo era a familiarização com o sistema Helios Voting e dirimir possíveis dúvidas durante a votação.

Clique Aqui | Para Votar Online (14 de junho, a partir das 8h)

A apuração será iniciada após o encerramento da votação pelo presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC). De acordo com o regulamento, esta etapa poderá ser acompanhada por membros da CEC, pelos candidatos ou por um fiscal indicado pelas chapas no local de apuração junto à Reitoria. 

Segundo o cronograma, a divulgação do resultado ocorrerá até o dia 16 de junho. Já a homologação do resultado final pelo Conselho Superior do IFMG deve ser realizada no dia 3 de julho, após o julgamento dos possíveis recursos.

Saiba como votar

O sistema é muito simples e intuitivo. Confira o passo a passo a seguir:

1º passo - Na quarta-feira, 14 de junho, entre 8h e 21h, os eleitores devem acessar a página eleicoes.ifmg.edu.br. Estudantes e professores devem utilizar o login e a senha da plataforma MEU IFMG para acessar o sistema. Já os técnicos-administrativos utilizam os dados de acesso do SUAP.

2º passo - No canto direito da tela, clique na eleição referente ao seu Campus e, em seguida, vote na eleição escolhida. 

3º passo - Na cabine virtual, clique em iniciar! Primeiro, você vota para diretor e depois para reitor.

4º passo - Confira suas escolhas e clique em próximo passo e depois em depositar cédula na urna

5º passo - Para finalizar, basta clicar em Confirmar. Pronto! Seu voto foi computado.

É importante ressaltar que a votação é secreta e facultativa em um único candidato, para cada cargo e em turno único. Em caso de dúvidas, confira o passo a passo de como votar no menu "Ajuda", no canto superior direito da tela do próprio sistema. 

Quem pode votar? 

Estão aptos a votar os servidores que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente da Instituição, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, ofertados na modalidade presencial ou a distância.

Saiba mais:

Clique Aqui | Acompanhe todas as informações referente ao processo eleitoral no IFMG

Clique Aqui | Eleições IFMG 2023: atenção às listas de eleitores aptos a votarem

registrado em: