Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enap disponibiliza curso de didática para facilitação de aulas remotas aos servidores do IFMG

Inscrições estão abertas até o dia 15 de abril.
publicado: 08/04/2022 09h46, última modificação: 12/03/2024 08h46

A Enap – Escola Nacional de Administração Pública está com inscrições abertas, até 15 de abril, para o curso “Didática para Facilitação de Aulas Remotas”. A capacitação é direcionada aos servidores do IFMG e será realizada de modo remoto, ao vivo, entre os dias 25 de abril e 6 de maio, sempre das 8h30 às 12h. A carga horária total é de 35 horas. Os encontros serão ministrados pela professora Núbia Dias Pereira.

Os principais tópicos a serem abordados estão relacionados aos fundamentos teóricos aplicados à facilitação de aulas remotas; à teoria de aprendizagem experiencial de Kolb; à organização e ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; elaboração de objetivos de aprendizagem; estratégias e técnicas de ensino; melhores práticas no uso dos recursos didáticos aplicáveis em ambiente virtual; além da relação entre professor e aluno.

Os interessados poderão solicitar inscrição no Portal da Enap, por meio do link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/929/. Estão disponíveis 35 vagas.

São objetivos do curso, entre outros:

• Caracterizar o processo de aprendizagem interativa à distância, relacionando com o contexto atual;
  • Analisar as condições de aprendizagem dos adultos e suas implicações para o processo de ensino‐aprendizagem em ambientes de interação síncronas e assíncrona;
  • Apontar oportunidades de melhoria em processos de aprendizagem com interação síncrona, a partir dos os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos;
  • Reconhecer a importância da teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a facilitação da aprendizagem, identificando estratégias de ensino que estimulem os diversos estilos de aprendizagem;
  • Identificar a relevância do enfoque sistêmico para o desenho instrucional de uma capacitação em ambientes de aprendizagem ativa;

As aulas vão ocorrer em sala virtual, por meio do aplicativo de videoconferência Zoom. Como metodologia, estão exercícios em grupo, estudos de caso, problematização, exposição dialogada, debate e simulações.

Informações:

cse@enap.gov.br