Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro de Análise Ambiental reúne estudantes do Cefet e do IFMG
conteúdo

Notícias

Encontro de Análise Ambiental reúne estudantes do Cefet e do IFMG

publicado: 26/08/2019 19h05, última modificação: 19/03/2024 07h46

IFMG e Cefet-MG são parceiros na realização do “I Encontro de Análise Ambiental”, marcado para ocorrer no dia 26 de setembro, em Belo Horizonte. O evento, que recebe inscrições até dia 15/9, reunirá estudantes de cursos ligados à temática socioambiental das duas instituições, com vistas a ampliar a formação curricular e promover o diálogo interinstitucional.

Serão abordados, sob o ponto de vista socioambiental, temas recorrentes no repertório dos habitantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como as enchentes e inundações na capital, a presença das capivaras na Lagoa da Pampulha, além da produção agrícola na Serra do Rola Moça e processos erosivos na bacia hidrográfica de Curvelo. A dinâmica do evento contará com discussões, exibição de vídeos e apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes

Pelo IFMG participam os estudantes do curso técnico integrado em Sistemas de Energias Renováveis, do Campus Ibirité, sob coordenação da professora Thaís Felicori. Já no Cefet-MG o público-alvo são os alunos de técnico em Meio Ambiente e da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da unidade de Belo Horizonte. Segundo o professor do Cefet responsável pela organização do encontro, Clayton Angelo Silva Costa, a atividade é aberta ao corpo discente e docente de todos os campi das duas instituições. “Trata-se, ainda, de uma oportunidade para a familiarização dos alunos com eventos de cunho científico”, acrescenta. 

O Encontro de Análise Ambiental será realizado no dia 26 de setembro, no Campus I do Cefet-MG, em Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI até 15 de setembro. 

 

Confira a programação:

10h às 10h15 - Abertura

10h15 às 10h25 - Apresentação dos vídeos socioambientais

10h25 às 10h40 - Intervalo para lanche

10h40 às 11h10 - “Implicações socioambientais no contexto das inundações e enchentes no território de BH-MG”

11h10 às 11h40 - “Análise socioambiental da produção agrícola na zona de amortecimento da Serra do Rola Moça em Ibirité-MG”

11h40 às 13h - Almoço

13h às 13h30 - “Avaliação de processos erosivos em bacia hidrográfica no município de Curvelo-MG”

13h30 às 14h - “Contexto socioambiental da presença das capivaras na paisagem da Lagoa da Pampulha”

14h às 15h - Apresentações culturais

15h - Encerramento