Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 11º Encontro Esportivo contou com jogos, palestras, oficinas e rodas de conversa

"Formação e Diversão" deram o tom à edição 2021, que foi realizada de 14 a 16 de setembro e teve mais de 1,2 mil inscrições.
publicado: 21/09/2021 18h00, última modificação: 13/03/2024 11h20

Com o tema “Formação e Diversão”, aconteceu de forma remota nos dias 14, 15 e 16 de setembro o 11º Encontro Esportivo. Foram mais de 1,2 mil inscrições, com participação de estudantes do ensino médio integrado, docentes, técnicos-administrativos e comunidade externa em jogos virtuais, palestras, rodas de conversa e oficinas de formação.

O professor Rodrigo de Oliveira Gomes, representante institucional dos professores e professoras de Educação Física, ressalta que esta edição do Encontro teve grande repercussão. “O evento foi além do que estávamos imaginando, além de atender os alunos do ensino médio integrado, que eram nosso público-alvo, atendemos a comunidade fora do IFMG, que pode se divertir e se formar a partir das atividades”, destaca ele.

Na abertura do Encontro houve a palestra com o tema "O currículo da Educação Física escolar", com o professor da Faculdade de Educação da USP, Marcos Neira. Já no segundo dia a participação foi do professor do Departamento de Educação Física da UFMG, Admir Soares, com o tema "Educação Física, Escola e Narrativas docentes/discentes". A palestra de encerramento, por sua vez, teve como tema "A pedagogia freiriana na educação física escolar: perspectivas contra-hegemônicas de pesquisa e ensino", com a professora de Educação Física da Universidade de Guarulhos, Valdilene Nogueira.

Nos últimos dois dias também houve rodas de conversa com os estudantes, os temas foram “Educação Física Antirracista”, com a professora Carolina Nóbrega, e “Relações de Gênero e Sexualidade na Educação Física Escolar”, com o professor Felipe Jesus. Além disso, os estudantes participaram dos jogos virtuais de Free Fire, Fifa, League Of Legends (Lol) e Xadrez, e das práticas corporais de dança e corrida rústica virtual. Confira as classificações:

Free Fire Fifa Lol Xadrez

Dança (Individual)

Dança (Grupo) Corrida Rústica Virtual

Campus Arcos

Luiz Fernando (Campus Congonhas)

Campus Formiga

Hector Ricarte  (Campus Betim) Ana Luiza Henrique (Campus Ibirité) Campus Sabará  Campus São João Evangelista
Campus Ibirité

Pedro Lucas  (Campus Congonhas)

Campus Conselheiro Lafaiete Davi Batista (Campus Piumhi) Profª. Márcia Ferreira da Silva (Campus São João Evangelista) Campus Piumhi Campus Piumhi

Campus Formiga

Felipe Fernandes  (Campus Lafaiete)

Campus Arcos

Hugo Samuel (Campus Conselheiro Lafaiete) Angélica Aparecida (Campus Bambuí)

Campus Betim

O Encontro contou ainda com oficinas de formação para estudantes e docentes. Destinadas aos alunos, tiveram os temas: Danças (Ritmos Diversos); Teatro; Yoga e Meditação; Auto maquiagem, corpo e sensibilidades; Maquiagem Artística; Práticas Circenses. Enquanto as destinadas aos professores tinham como temas: Lutas e Escola; Lazer e a educação física escolar; Jogos virtuais, práticas digitais e educação; Juventudes e Ensino Médio; Educação para as relações étnico-raciais e educação física; Práticas corporais de aventura e educação.

E-book
No último dia do evento houve o pré-lançamento do e-book "A Educação Física no Instituto Federal de Minas Gerais: experiências docentes em tempos de pandemia". Com o objetivo de apresentar as experiências dos professores de Educação Física do IFMG nos âmbitos do ensino e extensão no contexto pandêmico, o livro foi desenvolvido a partir da colaboração de autores de 13 campi. A versão impressa da obra está em andamento e deve ser divulgada em breve.

Para assistir as palestras e rodas de conversa que compuseram a grade do evento, acesse o canal do Youtube IFMG Play.

registrado em: