Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enem 2020: confira as principais orientações para o exame

Enem 2020: confira as principais orientações para o exame

Provas ocorrem nos dias 17 e 24 de janeiro. Participantes devem levar via original de documento com foto e caneta esferográfica de tinta preta. Uso de máscaras é obrigatório.
publicado: 14/01/2021 10h42, última modificação: 09/03/2024 10h06

Diferentemente dos outros anos e em decorrência da pandemia de Covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), adotou um conjunto de medidas preventivas para garantir uma aplicação segura para os 5,7 milhões de inscritos. A edição 2020 da avaliação terá seu primeiro dia de provas no próximo domingo, 17 de janeiro, e os participantes, além de aproveitar essa reta final para revisar os conteúdos, devem se certificar sobre como funcionam os critérios estabelecidos no edital para o dia de provas.

O candidato que não utilizar máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de exames, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado. A exceção são casos previstos na Lei nº 14.019, de 2020. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.

A higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecido pelo Inep, será obrigatória antes da entrada em sala. Recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação. A ida ao banheiro será permitida desde que seja respeitada a distância prevista nos protocolos. A revista eletrônica nos locais de provas, com detector de metais, também respeitará os protocolos de prevenção.

No dia da prova, a única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido permanecer sobre a mesa dos inscritos. Qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada debaixo da cadeira dos participantes.

Documentos e horários

É importante lembrar que é obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação. O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. O documento está disponível na Página do Participante.

Os portões serão abertos mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília). Assim, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo Inep em decorrência da pandemia de Covid-19.

Enem no IFMG

O ingresso de novos alunos nos cursos de graduação do IFMG ocorre por meio de seleção que utiliza as notas do Enem. Para a edição 2021, os candidatos inscritos poderão usar o resultado de uma das últimas três edições do exame (2018, 2019 ou 2020). No edital nº 63/2020, que rege o Processo Seletivo 2021/1, estão previstas 1621 vagas em 40 cursos superiores. Outras informações estão disponíveis na página específica da seleção.

Confira algumas orientações para o Enem 2020:

• Uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação será obrigatório.
  • É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Confira a lista completa no edital.
  • A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.
  • Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.
  • Manter os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.
  • Manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.
  • Iniciar as provas somente após a autorização do aplicador, ler e conferir todas as instruções contidas na capa do caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do exame.

Leia mais sobre o Enem na página do Inep:

Após decisão judicial favorável, Inep mantém Enem 2020

Inscritos com Covid-19 podem solicitar reaplicação