Notícias
Pós-graduação lato sensu: Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
O Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica propõe-se a construir colaborativamente instrumentos e recursos que auxiliem os profissionais da educação básica na análise e na reflexão de práticas docentes, voltadas ao ensino da língua materna, amplamente disseminadas nas salas de aulas e nos materiais didáticos. Pretende, ainda, auxiliar esses profissionais a reelaborarem essas práticas, na direção de um processo de ensino-aprendizado que visa: a) à elevação do nível de letramento de seu alunado, considerando-se o domínio de textos verbais, não verbais e multimodais; b) a uma abordagem transversal, que favoreça a promoção, no âmbito escolar, de ações afirmativas voltadas às relações étnico-raciais. A carga horária total é de 420h, com duração de 18 meses.
Edital de seleção (clique aqui)
Neste curso, serão discutidas obras, temas, conceitos e diretrizes que enfoquem o ensino da leitura, da produção oral e escrita e dos conhecimentos linguísticos. Serão também analisadas práticas e atividades pedagógicas voltadas ao ensino da língua materna. Por fim, o curso objetiva viabilizar a elaboração e reflexão sobre práticas pedagógicas relativas aos quatro domínios do ensino da língua materna: leitura, produção, oralidade e conhecimentos linguísticos.
Com a formação, pretende-se trazer aos profissionais da educação básica, que atuem no ensino de língua materna, um espaço de diálogo e de reflexão acerca da prática docente. Com o propósito de promover, juntamente com os profissionais em processo de formação, a autonomia, o aprofundamento e a ampliação de conhecimentos curriculares e de procedimentos pedagógicos na área de Língua Portuguesa, o curso pretende abordar, de modo crítico e consciente, questões relacionadas a processos de ensino-aprendizagem, linguagem e discurso, ensino de leitura de textos multimodais, ensino de produção de textos, ensino de literatura e ensino de gramática, além de subsidiar reflexões transversais que promovam ações afirmativas para as relações étnico-raciais no âmbito escolar.
Local: Campus Ouro Preto
Aulas: quinta-feira – 19h às 22h40 | sexta-feira – 14h às 17h40 e 19h às 22h40
Contato: (31) 3559-2201 | poslip.ouropreto@ifmg.edu.br
_________________________________________________________
PROCESSO SELETIVO
Serão ofertadas 20 vagas, para turma com início no primeiro semestre de 2019.
Inscrições de 3/12/2019 a 11/1/2019
Acesse aqui o edital
___________________________________________________________
Corpo docente
Coordenadora: Ana Elisa Costa Novais | anaelisa.novais@ifmg.edu.br
DOCENTE | TITULAÇÃO | DISCIPLINA |
Alice Yoko Horikawa | Doutorado | Processos de ensino-aprendizagem Seminários de orientação |
Ana Elisa Costa Novais | Doutorado | Ensino de leitura Seminários de orientação |
Elke Beatriz Félix Pena | Doutorado | Ensino de produção de texto Seminários de orientação |
Gláucia do Carmo Xavier | Doutorado | Metodologia de pesquisa Seminários de orientação |
Paulo Ricardo Moura da Silva | Mestrado | Ensino de literatura Seminários de orientação |
Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis | Mestrado | Linguagem e discurso Seminários de orientação |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda | Doutorado | Ensino de Gramática Seminários de orientação |