Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG participam de curso da Fundação Getúlio Vargas

Estudantes do IFMG participam de curso da Fundação Getúlio Vargas

As alunas do Campus Betim, Júlia Neves e Maranúbia Aguiar, foram selecionadas, entre jovens de todo o Brasil, para capacitação de cinco dias no Rio de Janeiro, na área de exatas.
publicado: 03/02/2023 09h36, última modificação: 07/03/2024 19h27

Após cinco dias de imersão no Curso de Verão: Seleção de Talentos promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), as estudantes Júlia Neves e Maranúbia Aguiar, do Campus Betim, retornaram a Minas Gerais, e contaram como foi participar de um evento que tem foco em  alunos de alto desempenho nas áreas de matemática e afins. As estudantes estiveram entre os dias 23 e 27 de janeiro, no Rio de Janeiro, sendo acompanhadas pelo professor de matemática do IFMG, Carlos Eustáquio.

Cursando o 3º ano do Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Julia descreve sua trajetória acadêmica que culminou com a seleção para o curso de talentos da FGV. “Participo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) desde 2017, quando ainda estava no 6º ano do Ensino Fundamental. Por conta das minhas medalhas e menções, desde 2019 eu faço parte do Programa de Iniciação Científica (PIC), que é ofertado para os premiados da Olimpíada. Devido ao meu desempenho, em especial no 16º PIC, acabei sendo aprovada para o curso de seleção de talentos da FGV”, contou a jovem estudante.

Sobre o conteúdo abordado no curso de verão, Júlia revela que assistiu a diversas palestras focadas na área de exatas, desde a história da matemática até criptografia.

Integrando a equipe ao lado de Júlia, a estudante Maranúbia, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Automação, também se destacou pelas notas acadêmicas e ressalta que a capacitação da FGV foi uma grande oportunidade. “O curso foi muito bom e me trouxe uma experiência única.  Entre toda essa gama de conteúdo, o que eu mais aprendi foi sobre computação, com palestras sobre ciências de dados, programação, aprendizado de máquina, entre outras”, destacou.

Sobre a oportunidade e experiência vivida durante cinco dias no Rio de Janeiro, o professor Carlos Eustáquio, do Campus Betim, ressalta o mérito das estudantes e a qualidade de infraestrutura e corpo docente da FGV-RJ. “Foi uma oportunidade ímpar conhecer a FGV e toda a estrutura que ela disponibiliza a seus alunos. Acompanhei um grupo e posso dizer sem exageros que todos ficaram deslumbrados com as palestras, o corpo docente, os cursos, estrutura etc. Provavelmente a realidade, neste caso, foi bem melhor que a expectativa. Já conhecia as alunas Júlia e Maranúbia, que são muito aplicadas, e que, no meu entendimento, mereciam esta oportunidade”, disse ele.

Curso de Verão: Seleção de Talentos

O curso, criado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), visa aumentar a integração da FGV com alunos de alto desempenho nas áreas de matemática e afins. Eles são realizados de forma híbrida - online e presencial, sendo a última modalidade limitada para apenas 40 estudantes selecionados.

A FGV é responsável por convidar e selecionar os medalhistas  da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para participar do vestibular em algumas escolas da Fundação no Rio de Janeiro. Aqueles selecionados deverão estar concluindo o Ensino Médio no ano em que prestam vestibular na FGV ou ter se formado no ano anterior.