Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Formiga chegam às fases finais da Olimpíada Nacional de História

publicado: 05/07/2016 14h48, última modificação: 26/03/2024 16h38

Campus Formiga participou, com 12 estudantes que se inscreveram, da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e uma delas chegou às fases finais da competição.

A Olimpíada é realizada todos os anos e envolvem estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. Eles se organizam em equipes de três alunos e um professor, cujo papel é somente orientar. Em 2016 foram mais de 9000 equipes concorrendo.

As cinco primeiras etapas são online e envolvem atividades diversas como a interpretação de documentos escritos, imagens, músicas e outros referentes à História do Brasil. Os alunos tinham uma semana para fazer as atividades de cada etapa. Em cada uma, eles podiam pedir orientações ao longo da semana online ou presencial.

Uma das equipes do campus, a Ameaça Mecânica composta pelos estudantes Saulo Souza, Weverton Rodrigues e Marcélia Silva, sob a orientação da professora Flávia Preto de Godoy Oliveira, chegou até a última etapa online, antes da final presencial.

A professora contou que o tema da atividade era a escola que estudavam. Os discentes deveriam fazer uma atividade com dados sobre a escola e entrevistas com a comunidade (alunos, professores e funcionários) sobre as condições da escola e o que esperam para o futuro. O resultado foi postado no site da ONHB, em um mural. Flávia destacou que “a tarefa final mostra não apenas as qualidades do campus de Formiga, mas o que a comunidade espera ver de mudanças. Também é um bom raio X de dados estatísticos de nossa instituição”.

Ela concluiu falando da capacidade dos estudantes. “Embora não tenhamos passado para a fase final, acredito que as equipes foram muito bem ao longo do processo. Mostram-se capazes de organização e envolvimento com atividades extracurriculares. Além disso, mostram o protagonismo dos estudantes e o interesse por áreas diversas do técnico integrado.

Das 9000 equipes iniciais, apenas cerca de 1600 chegaram à final.

Para saber mais sobre a Olimpíada acesse o site oficial da competição.https://www.olimpiadadehistoria.com.br/8-olimpiada/inicio/index

O mural que foi produzido pelos estudantes pode ser acessado pelo link:https://www.olimpiadadehistoria.com.br/8-olimpiada/equipes/tarefa/8619

Fonte: Comunicação / Campus Formiga