Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG participam de Olimpíada Internacional de Matemática

Alunos do IFMG participam de Olimpíada Internacional de Matemática

publicado: 26/04/2018 17h22, última modificação: 21/03/2024 09h15

Alunos dos Campi São João Evangelista, Governador Valadares e Ponte Nova participaram, em 20 de abril, da edição 2018 da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF). Ao todo, foram 430 estudantes dos cursos Técnicos Integrados - 135 em São João, 239 em Valadares e 56 em Ponte Nova. Divididos em equipes por sala, os participantes responderam a questões que, além do conhecimento em matemática e raciocínio lógico, estimulam o uso da imaginação e criatividade - canetinhas, lápis de cor e papel quadriculado estavam entre os materiais permitidos para a exploração das soluções. A divisão em grupos também faz parte do incentivo ao trabalho em equipe e troca de conhecimento, um dos principais objetivos da OIMSF.

Como forma de preparo, o estudantes contaram com o apoio dos professores e coordenações dos seus respectivos campi, grupos de estudo e, em São João Evangelista, alunos do curso superior de Licenciatura em Matemática.

A Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras é a edição brasileira da Mathématique Sans Frotières, competição criada na França em 1989 e que atualmente envolve mais de 240 mil estudantes, de 29 países, em seis continentes. No Brasil, a OIMSF é realizada pela Rede de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC). Segundo os organizadores, a Olimpíada tem o objetivo de aproximar alunos de diferentes nações e estimular o interesse pelo estudo da matemática e línguas.

Informações sobre os resultados serão divulgadas no site da MSF – www.matematicasemfronteiras.org – e na página da Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – www.redepoc.com – até 11 de junho. As escolas com classes premiadas (medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa) receberão certificados de premiação, e aquelas que se destacarem serão premiadas com credenciamento para competições internacionais.

O gabarito e a prova serão mantidos em sigilo até o dia 30/05.

Confira as fotos da prova em São João Evangelista.