Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento 'Terça na Pós' aborda o lugar de fala dos negros na vida contemporânea
conteúdo

Notícias

Evento 'Terça na Pós' aborda o lugar de fala dos negros na vida contemporânea

publicado: 18/08/2021 16h54, última modificação: 13/03/2024 11h52

Em sua primeira edição, o evento Terça na Pós trouxe as professoras Telma Borges e Tamires Araújo para uma palestra sobre “Os lugares de fala dos negros na vida contemporânea” e também um espaço de reflexão sobre textos produzidos por autoras negras, como Conceição Evaristo e Paulina Chiziane. A ação é uma iniciativa da Diretoria de Pós-Graduação do IFMG.

Durante o encontro virtual, realizado nesta terça-feira (17), as pesquisadoras falaram sobre sua vivência pessoal e traçaram paralelos com a realidade social brasileira contemporânea.

As obras das autoras moçambicana Paulina Chiziane e, da afro-brasileira e mineira, Conceição Evaristo ressaltam a figura feminina na cena literária ao destacar em seus textos diálogos de resistência e, também ao reconstruir as histórias ancestrais por meio da magia e do encantamento. Tais autoras ressaltam a crítica social às relações de poder, de dominação e da condição da mulher negra na sala de aula.

Clique aqui para assistir à gravação do evento

registrado em: