Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-aluna do IFMG é finalista em competição mundial da empresa Huawei

Ex-aluna do IFMG é finalista em competição mundial da empresa Huawei

A disputa também inclui uma votação pública. Stéfany Coimbra cursou Automação Industrial no Campus Ouro Preto.
publicado: 05/01/2024 16h09, última modificação: 05/03/2024 08h13

Tudo começou com a 9ª edição do Seeds for the Future, um programa de intercâmbio cultural e profissional da empresa chinesa Huawei,  que selecionou 50 estudantes de todo o Brasil para participarem, em setembro de 2023, de uma semana com foco no aprendizado e conteúdo de 5G, tecnologia em nuvem e inteligência artificial.

Dentre os estudantes brasileiros está  Stéfany Coimbra, estudante de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Itajubá e ex-aluna do curso de Automação Industrial do Campus Ouro Preto, foi uma das selecionadas pelo programa, a única de Minas Gerais. A principal atividade do evento foi promover a competição Tech4Good, na qual equipes puderam solucionar problemas sociais a fim de atingir ao menos 1 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Ficamos em segundo lugar nacional e nos apaixonamos pelo problema. Pouco depois houve a abertura das inscrições para a competição global e nos inscrevemos”, explica Stéfany. Dentre mais de 150 times do mundo todo, a equipe foi selecionada como uma das 10 finalistas na Tech4Good Global Competition.

Stéfany e sua equipe desenvolveram o "TrashTrack", sistema inovador para gerenciamento e coleta de resíduos urbanos. O projeto oferece soluções inteligentes de rotas e coleta de dados para melhorar questões relacionadas à saúde, bem-estar e sustentabilidade em áreas urbanas.

Votação

A competição também inclui uma votação pública,  que ocorre em duas fases: a primeira, entre os dias 5 e 8 de janeiro, e a segunda etapa, com os três times mais votados, entre  8 e 11/1.

Clique para votar no projeto TrashTrack" - Instagram

Clique para votar no projeto TrashTrack" - Twitter