Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Extensão promove a 1ª Reunião do Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG

publicado 13/04/2018 11h23, última modificação 21/03/2024 09h20

A Pró-Reitoria de Extensão promoveu, no dia 5 de abril, na Reitoria, a 1ª Reunião do Programa Institucional de Esporte e Lazer (PIEL) do IFMG. O evento foi conduzido pela nova bolsista selecionada para o programa, Maria Aparecida Venâncio, e contou com a participação de representantes dos campi que dele fazem parte. O encontro teve como principais objetivos a definição de futuras ações e o compartilhamento de experiências.

A reunião teve início com as boas vindas aos participantes. Em seguida, houve a apresentação do Programa Institucional de Esporte e Lazer e o compartilhamento da evolução dos trabalhos da Comissão de Reestruturação das Ações de Esportes, que tem por finalidade dar continuidade às ações de criação do Programa de Esporte do IFMG. Foram definidos e apresentados, ainda, a composição da Comissão do Encontro Esportivo e GTs, além do critério para entrada no JIF.

GTs criados – Para atuar nas ações intercampi (Encontro Esportivo e Jogos dos Institutos Federais - JIF) foram instituídos os seguintes grupos de trabalho: Regulamento, Logística, JIF, Comunicação/Avaliação e Artístico/Cultural.

A Comissão Organizadora dos Eventos Intercampi  será composta por representantes dos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Tivemos uma reunião de trabalho importante para avançarmos no processo de construção e implantação do Programa Institucional de Esporte e Lazer (PIEL) nos diferentes campi do IFMG, bem como na organização do Encontro Esportivo, que faz parte das ações intercampi do referido programa.

Além dos representantes docentes de cada campus, tivemos a participação de alguns discentes, que contribuíram nos direcionamentos do Encontro Esportivo e participarão dos Grupos de Trabalho de organização desse evento. Esse fato inédito permitirá construirmos um evento que atenda às expectativas dos seus participantes. (Simone Meurer, docente de Educação Física, Campus Formiga)

Avalio que o encontro foi produtivo, com a distribuição de tarefas e construção coletiva do Encontro Esportivo e  JIF. Acredito que a "dobradinha" entre a nossa representante do Programa Institucional - Maria Aparecida e nossa representante docente - Ana Flávia flui muito bem. Demonstraram organização e sistematização para otimizar tempo e colaborar com nosso trabalho.

Importante destacar,ainda, que a presença dos estudantes por parte de alguns campi foi imprescindível pois pudemos ter noção de como eles pensam sobre a área de Educação Física e o evento em construção. (Aniele Morais, Campus São João Evangelista)

Sobre o PIEL

O Programa Institucional de Esporte e Lazer (PIEL) tem como objetivo geral realizar ações voltadas para o esporte e lazer nos diferentes campi envolvendo estudantes, servidores e comunidade externa, considerando o esporte enquanto fenômeno social e o lazer como direito.

Em março, foi divulgado o resultado final do Edital nº 06/2018, que selecionou a bolsista Maria Aparecida Venâncio para atuar no programa. Ela é responsável por dar suporte ao coordenador geral e aos representantes locais do programa; colaborar na construção e melhoria de documentos; promover a comunicação entre a Reitoria e os campi; acompanhar o desenvolvimento das ações do programa nos campi; apoiar a Comissão Organizadora do Encontro Esportivo do IFMG; participar de reuniões; redigir atas, ofícios, memorandos e outros documentos relacionados ao programa; e exercer outras atividades correlatas à função.