Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instituto amplia oferta de programas de pós-graduação

Instituto amplia oferta de programas de pós-graduação

publicado: 01/07/2018 09h00, última modificação: 21/03/2024 08h24

Cumprindo o previsto na legislação que criou os Institutos Federais (IFs) – Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 -, o IFMG oferta ensino técnico integrado e subsequente, ensino superior e pós-graduação nas quatro regiões mineiras em que atua. Nessa última modalidade, atualmente, são nove cursos em diversas áreas do conhecimento, sendo dois mestrados (stricto sensu) e sete especializações (lato sensu).

O diretor de Pós-Graduação, Pablo Menezes, conta que tem sido uma proposta do Instituto a ampliação dessa oferta, que permite ao estudante continuidade no seu desenvolvimento profissional e acadêmico, além de possibilitar a concentração dos estudos sobre sua região. “Nos últimos anos, praticamente dobramos o número de cursos de pós e temos alguns outros projetos aguardando aprovação pelo MEC”, destaca.

Novidades

O mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica é uma ação realizada pelos IFs com o objetivo de ampliar os estudos sobre esse âmbito do ensino em nosso país. O IFMG aderiu à proposta e a primeira turma tem início em agosto, no Campus Ouro Branco. “É um programa criado pelos Institutos e para os Institutos. Muitos temas que serão discutidos e pesquisados são fundamentais para refletirmos sobre onde chegamos e para onde podemos caminha”, analisa Pablo.

Já ofertando o curso de Tecnologia em Conservação e Restauro, o Campus Ouro Preto dá continuidade às diretrizes históricas e culturais da região com a recém-lançada especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural. Na Região Metropolitana, a novidade é a especialização em gestão Pública e Desenvolvimento Regional, ministrada em Ribeirão das Neves.

Confira a lista de cursos de pós no IFMG por campus