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Formação de professores em pauta: IFMG realiza I Ciclo de Seminários sobre Currículos das Licenciaturas

Com a presença de docentes e coordenadores de curso, o evento discutiu práticas formativas, desafios da formação de professores e diretrizes curriculares do IFMG.
publicado: 25/09/2025 17h43, última modificação: 25/09/2025 18h06

Nesta quarta-feira, 24 de setembro, a Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Proen) promoveu o I Ciclo de Seminários sobre Currículos das Licenciaturas do IFMG. O encontro reuniu docentes e coordenadores de curso da instituição para discutir práticas formativas, desafios da formação de professores e diretrizes que orientam os projetos pedagógicos. A atividade representou um passo importante na análise crítica e na revisão das políticas curriculares dos cursos de formação docente do instituto.

A abertura do seminário contou com a palestra do professor Júlio Emílio Diniz Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o tema “As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e as necessárias alterações curriculares nos cursos de licenciatura dos institutos federais”. Entre as mudanças apresentadas estão a integralização das 400 horas de estágio curricular obrigatório a partir do primeiro período do curso e a ampliação para 880 horas na área de Fundamentos Educacionais, denominada Estudos de Formação Geral, conforme a Resolução CNE/CP nº 4/2024.

Na segunda parte do evento, representantes dos campi participaram de um exercício prático para refletir sobre o perfil do egresso atual e o perfil do egresso almejado para as licenciaturas, alinhando-o às novas diretrizes curriculares e às demandas contemporâneas. As discussões servirão de base para a continuidade dos trabalhos do Fórum de Formação Docente das Licenciaturas, auxiliando na revisão de políticas institucionais e na implementação de melhorias nos cursos nos diferentes campi.