Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fóruns do Conif elegem novas diretorias

Fóruns do Conif elegem novas diretorias

Coordenações dos fóruns de pró-reitores de ensino, extensão e pesquisa terão mandato de um ano.
publicado: 16/03/2020 17h15, última modificação: 18/03/2024 08h35

Os Fóruns de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), Extensão (Forproext) e Ensino (FDE) elegeram, na última semana, suas novas coordenações. Os grupos assessoram as Câmaras Temáticas do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), sendo compostas por representantes das 41 instituições da Rede Federal.

Nos próximos 12 meses, o FDE será coordenado por Ricardo Cardozo, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); o Forpog, por André Romero, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); e o Forproext, pela pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Maria Goreth Araújo.

O FDE se reuniu na sede do Conif, enquanto o Forpog e o Forproext se encontraram no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). As reuniões ocorreram paralelamente à 104ª Reunião Ordinária do Conselho. O presidente, Jadir José Pela, aproveitou a oportunidade e, acompanhado de alguns reitores, visitou os integrantes dos fóruns.

Jadir parabenizou os coordenadores que deixaram os cargos pelo trabalho que realizaram e fez uma breve apresentação da nova diretoria. “É importante conhecer o Conselho e internalizar que estamos aqui para trabalhar em unidade. Temos que atuar em rede, na defesa da nossa lei de criação”, disse. O presidente ainda colocou o Pleno à disposição dos novos coordenadores para que sejam tratados todos os assuntos de interesse da Rede Federal.

Pautas conjuntas

Apesar de pautas independentes, os fóruns também se dedicaram a ações conjuntas. O FDE e o Forproext, por exemplo, concluíram a elaboração das diretrizes de curricularização da extensão da rede. O documento norteará as instituições no que tange ao tema. “É um documento base, que será entregue ao Conif para ser divulgado na rede”, explicou Maria Lucilene, ex-coordenadora do FDE.

Já os pró-reitores do Forpog e do Forproext se reuniram com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). Durante o encontro, eles foram apresentados a uma série de editais com oportunidades nas áreas de empreendedorismo, inovação, iniciação tecnológica e formação 4.0.

“Com esse conjunto de pautas, nós cumprimos uma das missões que nos foi confiada pelo Conif, que é a de trabalharmos juntos para o desenvolvimento da rede”, ressaltou Renato Tannure, que se despediu da coordenação do Forproext após dois anos de coordenação.

CNF_0825.jfif

Entregas e prioridades

Os membros dos fóruns também fizeram um balanço do último ano de gestão e mapearam pautas classificadas como prioritárias.

Para o FDE, será primordial aplicar uma pesquisa para egressos que dará continuidade a estruturação do documento “Política de Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal”. Entre as conquistas está a entrega das diretrizes do Ensino Médio Integrado, cuja implementação foi acompanhada e monitorada no decorrer de 2019.

O Forpog aproveitou o encontro para fazer uma prestação de conta das entregas realizadas no ano passado. “Conseguimos concluir as diretrizes que orientam as instituições em suas políticas de inovação”, evidenciou Arthur Frantz, ex-coordenador do Forpog. Além disso, o grupo passará por uma mudança significativa na composição da coordenação a partir deste ano, conforme estava previsto no regulamento aprovado em 2019. “Saímos de uma estrutura enxuta com um coordenador e um vice para uma estrutura que vai contemplar representante das cinco regiões do País”, explicou.

Além da entrega das diretrizes de curricularização da extensão na rede, Renato Tannure chamou atenção para a definição dos indicadores de extensão das instituições e a reformulação de um instrumento de mapeamento. Nos próximos meses, o grupo deverá publicar um livro que reúne artigos de representantes de toda a Rede Federal sobre extensão. Os textos farão um panorama de como o tema tem sido tratado nos últimos dez anos.

Fonte e imagens: Assessoria de Comunicação do Conif

registrado em: