Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gaudêncio Frigotto realiza palestra na Reitoria do IFMG
conteúdo

Notícias

Gaudêncio Frigotto realiza palestra na Reitoria do IFMG

Educador participará de formação para professores de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, trazendo a discussão de propostas para um ensino integral e socialmente abrangente
publicado: 23/10/2024 09h13, última modificação: 23/10/2024 16h21

A Reitoria do IFMG recebe nesta quinta-feira, 24 de outubro, o professor e pesquisador Gaudêncio Frigotto, importante expoente dos estudos sobre ensino profissional e tecnológico (EPT) no Brasil. Frigotto participará de uma formação para os professores do Mestrado ProfEPT, das 14h às 17h, na sala do Colégio de Dirigentes.

Na exposição aos docentes, Gaudêncio Frigotto irá abordar a evolução da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, discutindo aspectos que a tornaram predominantemente voltada para a capacitação de mão-de-obra precária. Em seus estudos, o pesquisador propõe a promoção de uma formação integral, que priorize a solidariedade e a integração, em vez da competição e do individualismo. Neste contexto, entra em campo o papel do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aos quais Frigotto propõe a discussão curricular do conceito de trabalho socialmente produtivo.

reitoria-seminario.pngSeminário de Educação Profissional e Tecnológica – Frigotto também estará presente ao “IV Seminário em Educação Profissional e Tecnológica”, evento promovido pelo Mestrado ProfEPT, no Campus Ouro Branco, entre os dias 23 e 26 de outubro. No dia 25, às 19h, o pesquisador irá abordar a temática “Formação Integral na EPT: Conexões entre Técnica e Conhecimento”. O evento também contará com oficinas, mesas redondas, minicursos e outras atividades gratuitas.

Clique aqui para se inscrever no IV Seminário em Educação Profissional e Tecnológica

SAIBA MAIS: Gaudêncio Frigotto é um educador e pesquisador brasileiro, conhecido por suas contribuições ao campo da educação, especialmente em relação à educação profissional e tecnológica. Ele tem um enfoque crítico sobre as políticas educacionais e defende a importância do trabalho socialmente produtivo na formação dos jovens. Frigotto também discute questões relacionadas à formação curricular, a dualidade na educação e o papel das instituições de ensino na promoção do desenvolvimento social. Suas obras e pesquisas têm impacto significativo na discussão sobre a educação no Brasil, buscando uma perspectiva mais inclusiva e transformadora.

Leia também

Professor Gaudêncio Frigotto, referência em EPT, vai ministrar palestra no Campus Ouro Branco