Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ginásio poliesportivo e laboratório fotovoltaico são inaugurados no Campus Ibirité

Com novos espaços, IFMG fortalece infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão para os estudantes. Obras receberam investimentos de mais de R$ 2,6 milhões.
publicado: 19/09/2023 11h31, última modificação: 06/03/2024 16h42

Duas importantes obras foram inauguradas oficialmente pelo IFMG - Campus Ibirité, na tarde do último dia 13 de setembro. O reitor Kléber Gonçalves Glória e o diretor-geral da unidade, Oiti José de Paula, estiveram reunidos com servidores, estudantes, colaboradores e membros da comunidade local para a inauguração do Ginásio Poliesportivo e do Laboratório de Instalação de Arranjos Fotovoltaicos.

A cerimônia de inauguração foi marcada por um espírito de celebração e unidade, reafirmando o compromisso do Campus Ibirité com o avanço da educação, ciência e tecnologia em Minas Gerais. Também participaram da solenidade o pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Conceição, a chefe de Gabinete da Reitoria, Ângela Rangel, o diretor de Administração do campus, Robert Luiz Gomes, além de docentes e técnicos administrativos.

Para a construção do ginásio, o IFMG investiu mais de R$ 2,6 milhões. As obras foram iniciadas em julho de 2021 e concluídas quase um ano depois. Já o laboratório contou com investimentos de aproximadamente R$ 58,4 mil. Os dois espaços são um reforço significativo às instalações do campus, cuja inauguração ocorreu em novembro de 2018.

Ginásio Poliesportivo IFMG Ibirité.jpgCom capacidade para 1.200 pessoas, o Ginásio Poliesportivo tem 1.473,4 metros quadrados de área construída. É um espaço moderno e versátil para a prática de atividades físicas. Os estudantes poderão participar de esportes como futsal, vôlei, handebol e basquete. O ginásio também poderá ser adaptado para badminton e vôlei sentado.

Além disso, durante as aulas de Educação Física, poderão ser promovidas diversas práticas corporais, como jogos, danças, lutas e ginásticas. O local é um espaço importante também para os projetos de ensino e extensão, como o “IF mais Ativo”, ligado ao Programa Institucional de Esporte e Lazer (Piel).

Já o Laboratório de Instalação de Arranjos Fotovoltaicos destaca o compromisso do IFMG com a pesquisa e a inovação em energia sustentável, proporcionando aos discentes uma oportunidade prática para aprender sobre tecnologia fotovoltaica. O local será utilizado em disciplinas do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável e também em capacitações como a do Programa Energife e de cursos de formação inicial e continuada (FIC).

A comunidade do IFMG se orgulha dessas conquistas e aguarda com expectativa os benefícios que o Ginásio Poliesportivo e o Laboratório Fotovoltaico trarão para a educação e a pesquisa na região.