Notícias
Campus Governador Valadares participa de evento presidencial do Novo Acordo do Rio Doce
O Diretor-Geral do IFMG - Campus Governador Valadares, professor Tonimar Domiciano Arrighi Senra, participou da Cerimônia de Posse do Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba (CFPS Rio Doce) e de anúncios relacionados à área da saúde no âmbito do Novo Acordo do Rio Doce.
O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 26 de setembro, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas lideranças nacionais e regionais.

Conhecimento a serviço da sociedade
O Novo Acordo da Bacia do Rio Doce prevê ao todo o pagamento de R$ 12 bilhões por parte das empresas responsáveis pelo desastre como reparação à população atingida.
Em Governador Valadares será implantado o Centro de Referência das Águas, que contribuirá com a vigilância e o monitoramento permanente em todo o território da Bacia do Rio Doce. O local será equipado para detectar, analisar e responder a riscos relacionados à qualidade da água para consumo humano. A iniciativa conta com as parcerias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e Univale.
Também está prevista a instalação de três Centros de Referência em Exposição à Substâncias Químicas, sendo um em Mariana (MG) e outro em Governador Valadares (MG). O terceiro ficará no Espírito Santo. Estes centros irão oferecer acompanhamento especializado e vigilância contínua sobre os efeitos da exposição a substâncias químicas, além de apoiar e orientar profissionais de saúde nos territórios afetados.
"O IFMG - Campus Governador Valadares está honrado em integrar esse esforço coletivo que une governo, universidades e sociedade para garantir mais segurança, qualidade de vida e justiça ambiental às comunidades da Bacia do Rio Doce", declarou prof. Tonimar.
------
Com informações da Agência GOV/EBC e Ministério da Saúde
