Você está aqui: Página Inicial > Notícias > giro_campi > Campus Governador Valadares participa de evento presidencial do Novo Acordo do Rio Doce
conteúdo

Notícias

Campus Governador Valadares participa de evento presidencial do Novo Acordo do Rio Doce

Na cerimônia, em Brasília, foi anunciada a implantação do Centro de Referência das Águas, iniciativa que envolve parcerias entre o IFMG-GV, a UFJF-GV e a Univale.
publicado: 30/09/2025 13h26, última modificação: 30/09/2025 13h31

O Diretor-Geral do IFMG - Campus Governador Valadares, professor Tonimar Domiciano Arrighi Senra, participou da Cerimônia de Posse do Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba (CFPS Rio Doce) e de anúncios relacionados à área da saúde no âmbito do Novo Acordo do Rio Doce.

O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 26 de setembro, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas lideranças nacionais e regionais.

Conhecimento a serviço da sociedade

O Novo Acordo da Bacia do Rio Doce prevê ao todo o pagamento de R$ 12 bilhões por parte das empresas responsáveis pelo desastre como reparação à população atingida. 

Em Governador Valadares será implantado o Centro de Referência das Águas, que contribuirá com a vigilância e o monitoramento permanente em todo o território da Bacia do Rio Doce. O local será equipado para detectar, analisar e responder a riscos relacionados à qualidade da água para consumo humano. A iniciativa conta com as parcerias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e Univale.

Também está prevista a instalação de três Centros de Referência em Exposição à Substâncias Químicas, sendo um em Mariana (MG) e outro em Governador Valadares (MG). O terceiro ficará no Espírito Santo. Estes centros irão oferecer acompanhamento especializado e vigilância contínua sobre os efeitos da exposição a substâncias químicas, além de apoiar e orientar profissionais de saúde nos territórios afetados.

"O IFMG - Campus Governador Valadares está honrado em integrar esse esforço coletivo que une governo, universidades e sociedade para garantir mais segurança, qualidade de vida e justiça ambiental às comunidades da Bacia do Rio Doce", declarou prof. Tonimar.
------
Com informações da Agência GOV/EBC e Ministério da Saúde