Notícias
Campus Ouro Branco sedia Oficina Pedagógica da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
Entre os dias 18 e 19 de novembro, o Campus Ouro Branco recebe a Oficina Pedagógica da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), iniciativa promovida pela Fiocruz Minas e voltada a professores e profissionais da educação básica.
Com carga horária de 8 horas, a oficina tem como objetivo apresentar a OBSMA, orientar sobre a 13ª edição da olimpíada, esclarecer dúvidas sobre inscrições, modalidades e categorias, além de promover um espaço de troca sobre o papel da escola na promoção da saúde, do meio ambiente e da cidadania.
Neste ano, o encontro traz o tema “Racismo: uma questão de saúde pública”, buscando desenvolver o letramento antirracista e ampliar o conhecimento sobre as questões que impactam diretamente a vida das pessoas afrodescendentes. A oficina é gratuita e aberta ao público, com inscrições disponíveis até 17 de novembro.
Clique aqui | Faça sua inscrição
Realizada durante a Semana da Consciência Negra do Campus Ouro Branco, a atividade está em sintonia com os princípios da Fiocruz Minas, pautados na defesa dos direitos humanos, no respeito e na aceitação do outro como fundamentos da democracia. O encontro representa uma oportunidade de reflexão e formação sobre práticas pedagógicas capazes de inspirar projetos transformadores e inclusivos.
Programação
18/11 (terça-feira) - 9h00 às 9h40
- Apresentação da Fiocruz e da Obsma
e Debate "Por que a Consciência Negra é importante em ambientes institucionais"| Dra. Fabiana Lara e Stephanie Cabral (Fiocruz Minas)
9h40 às 10h20
- Histórico, objetivos e como participar da 13ª edição da da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA)
10h20 às 13h00 - Apresentação das Modalidades:
Produção Audiovisual "Como contar histórias de resistência e ancestralidade por meio da imagem e do som" | Rafael Abade (Fiocruz Minas)
Produção de Texto "Escrita e reflexão como ferramentas de combate ao racismo e valorização da diversidade" | Dra. Cláudia Gersen (Fiocruz Minas)
Projeto de Ciências Conhecimento que Liberta "Como desenvolver práticas investigativas que dialogam com a saúde, o ambiente e a consciência negra" | Equipe Fiocruz Minas
19/11 (quarta-feira) - 9h00 às 10h30
- Apresentação do tema “Consciência Negra”
no contexto dos espaços de ensino e pesquisa: reflexão sobre o racismo enquanto questão de saúde pública | Dra. Fabiana Lara e Stephanie Cabral da Fiocruz Minas e participação especial da Dra. Polyana Valente (Fiocruz Minas/ UEMG)
10h30 às 11h30
- Como transformar o tema em projetos concretos para a Olimpíada: sugestões de abordagens, ideias e caminhos pedagógicos
| Stephanie Cabral (Fiocruz Minas)
11h30 às 13h00
- Encerramento
