Notícias
Docente do Campus Ouro Preto defende tese com pesquisa sobre santos católicos
Nesta quarta-feira, 5 de junho, ocorreu a defesa da tese “Entre Deus e Homens - Uma Breve História dos Santos”, trabalho feito pelo docente Alex Fernandes Bohrer como requisito para a obtenção do grau de professor titular. A obra versa sobre a história do cristianismo sob o prisma das inúmeras hagiografias e lendas contadas sobre os santos católicos.
O período focado na pesquisa vai desde a época dos apóstolos - portanto, pouco depois da crucificação de Jesus - até os dias atuais, com a canonização de figuras como a Irmã Dulce e João Paulo II. Os vários tópicos apresentados abordam cerca de 400 personagens, frisando a contribuição que muitos deles tiveram para a filosofia, teologia e política. Ao final da obra, anexa-se uma longa lista iconográfica com cerca de 660 verbetes que podem ajudar o leitor comum ou profissional (como historiadores e restauradores) a identificar os indivíduos citados quando representados na arte.
A banca foi composta pelos professores Maria Cristina Simão (IFMG), Daniel Diniz (Cefet-MG), Ricardo Abdalla (IFSP) e Plínio Guimarães (Ifes).
Alex Fernandes Bohrer é professor efetivo do IFMG - Campus Ouro Preto desde 2009, onde leciona as disciplinas de História, História da Arte e Iconografia. Em sua produção se destacam os livros "Ouro Preto - Um Novo Olhar”, "Ouro Preto - Igrejas e Capelas", “O Discurso da Imagem - Invenção, Cópia e Circularidade na Arte” e “Jesus - Um Breve Roteiro Histórico para Curiosos”.
Texto: Alex Fernandes Bohrer