Notícias
Projeto com a participação do Campus Ponte Nova é apresentado na Semana de Educação Midiática
O projeto interinstitucional Rede Miau (Mídias, Infâncias, Adolescências e Universidades), coordenado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com financiamento da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), foi um dos 17 selecionados, entre 496 iniciativas brasileiras, para apresentação na 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, organizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com a Unesco.
A 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática - Conectando Diversidades e Territórios, aconteceu entre 29/10 e 01/11, buscando celebrar iniciativas de educação midiática em todo o Brasil. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizou um Mapeamento de Iniciativas de Educação Midiática para identificar ações, projetos e programas a nível regional e nacional, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, feitas a partir da diversidade de vozes, conteúdos e suportes. Esse Mapeamento busca valorizar e visibilizar essas iniciativas, bem como a criação de uma rede nacional.
A partir do Mapeamento, centenas de iniciativas foram identificadas e algumas selecionadas para participarem dos Webinários “Dando Voz a Quem Faz”, no dia 30/10, pela manhã, para que compartilhassem suas experiências e pudessem inspirar educadores e educadoras pelo Brasil a trabalharem com esse tema, ao reforçar sua importância no contexto atual. Dentre as escolhidas, está a Rede Miau.
A Rede Miau - Mídias, Infâncias, Adolescências e Universidade, é um projeto interinstitucional coordenado pela UFV, com a participação do IFMG Campus Ponte Nova, do Univiçosa e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e é realizado em parceria com a Fundação Menino Jesus, organização que atua há mais de 75 anos no município de Ponte Nova, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades multidimensionais. A Rede é coordenada pelo professor Rennan Mafra, do departamento de Comunicação Social da UFV, e possui a participação dos professores Cássia Fernandes e Pedro Pereira, do Campus Ponte Nova, e das estudantes Ariely Torquato e Vanessa Lima, do curso de Processos Gerenciais do IFMG. Além deste curso, participam os cursos de Enfermagem e Comunicação da UFV e Direito e Psicologia do Univiçosa. Com ações de pesquisa e extensão previstas, o projeto teve início em outubro de 2023, com término previsto para outubro de 2025.
A Rede Miau busca aprimorar políticas públicas para infâncias e adolescências em contextos municipais, a partir do fortalecimento de competências midiáticas junto a crianças e a adolescentes em situação de vulnerabilidade e riscos multidimensionais, entendendo a competência midiática como uma demanda central nas sociedades midiatizadas contemporâneas.
Os webinários estão disponíveis no canal do Youtube da Secom-PR e do Ministério da Educação. A Rede Miau participou do webinário “Direitos e Cidadania Digital”, junto com outras cinco iniciativas, podendo ser acessado pelo seguinte link: https://www.youtube.com/live/GxCCDD5zINk. A apresentação da Rede se inicia em 1 (uma) hora e 2 (dois) minutos.
Fonte: Rede Miau