Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Hackathon online busca soluções inovadoras para escolas agrícolas
conteúdo

Notícias

Hackathon online busca soluções inovadoras para escolas agrícolas

Maratona de inovação tem inscrições abertas até 16 de agosto. Eventos online também são realizados nas primeiras semanas do mês.
publicado: 10/08/2020 16h50, última modificação: 16/03/2024 08h44

As inscrições já estão abertas para a primeira edição do Hackathon Pense Agro, uma maratona que vai envolver estudantes universitários e do ensino técnico agrícola para criar soluções inovadoras para melhorar os procedimentos das escolas agrícolas no Estado. 

O Pense Agro será um hackathon gratuito e totalmente online e acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto. Nesta primeira maratona de inovação, os desafios serão voltados ao Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, localizado em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A proposta é de que, a cada ano, um Colégio Agrícola do Estado seja escolhido para lançar seus desafios, e que Universidades e Escolas se reúnam para trabalhar juntos em soluções. 

O hackathon busca ideias que possam ser aplicadas não apenas no dia a dia do CEEP, como também nas atividades da agricultura familiar. Serão três temas principais: uso e reúso da água no processo produtivo; eficiência energética; e horticultura em condições climáticas adversas. 

Poderão participar estudantes de universidades e colégios técnicos estaduais, federais e particulares, além de profissionais do mercado que tiverem interesse. O regulamento prevê que cada equipe possua no máximo 6 participantes, sendo que pelo menos 2 (dois) devem ser estudantes do CEEP Newton Freire Maia. Durante a elaboração dos projetos, os grupos receberão a mentoria de especialistas e profissionais do mercado. 

Para este hackathon também estão abertas as inscrições para monitores e mentores, que podem ser alunos da especialização das universidades e professores. Eles irão auxiliar os times durante o evento. 

Além da maratona de inovação, uma série de eventos online acontecem a partir da primeira semana de agosto (confira o cronograma abaixo), com workshops e palestras relacionadas ao setor. Os bate-papos virtuais incluem temas como Cooperativismo e Agricultura Familiar; Agro 4.0, Inovações e Tecnologia do Setor; e sobre cada um dos temas do hackathon. 

O Pense Agro é promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), com apoio do Governo do Estado. A metodologia do hackathon é da Startup Panic Lobster, que também foi responsável pelo Hack pelo Futuro. Primeiro hackathon online do Governo do Estado, a maratona contou com a participação de 600 pessoas desenvolvendo alternativas inovadoras para o pós-coronavírus.

Confira um cronograma das atividades

PALESTRAS ONLINE

05/08 – Cooperativismo e Agricultura Familiar

12/08 – Agro 4.0 Inovações e Tecnologia no Setor

17/08 – Energias Renováveis 18/08 – Uso e Reúso da Água

19/08 – Horticultura de Condições Climáticas 

CRONOGRAMA DO HACKATHON 

28/07 – Abertura das inscrições

16/08 – Encerramento das inscrições

18/08 a 20/08 – Montagem dos times

21/08 a 23/08 – Hackathon On-line

26/08 a 28/08 – Avaliação dos Jurados 

31/08 – Live de Divulgação dos Vencedores

Fonte: Governo do Paraná

 

 

registrado em: