Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Horta do Campus Governador Valadares: lugar de ensino, pesquisa e extensão

Horta do Campus Governador Valadares: lugar de ensino, pesquisa e extensão

Ao longo de 2018 foram desenvolvidos no espaço 12 projetos, envolvendo estudantes dos cursos técnicos integrados, superiores e também de mestrado
publicado: 14/12/2018 09h55, última modificação: 21/12/2018 08h46
Exibir carrossel de imagens Projetos desenvolvidos na horta do campus 2018

Projetos desenvolvidos na horta do campus 2018

Colorida e verdinha a maior parte do ano, a horta do Campus Governador Valadares do IFMG serve à comunidade acadêmica como importante espaço para a investigação científica e prática pedagógica voltada aos estudantes dos cursos técnicos e superiores.

No local funciona, desde maio de 2018, o projeto de Extensão “Proposta de implantação e manutenção de unidades demonstrativas de hortas verticais/horizontais, viveiro e estufa de baixo custo como ferramenta de educação ambiental para a comunidade acadêmica do IFMG-GV e externa”. Trata-se de uma espécie de projeto “guarda-chuva” que abriga dezenas de experimentos técnico-científicos, entre pesquisas, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) e estágio profissional.

Confira fotos no Flickr do campus

O projeto objetiva formar replicadores de tecnologias sustentáveis para a produção de alimentos que auxiliem na manutenção ou melhora da segurança alimentar. Visa ainda estruturar unidades demonstrativas para a realização de atividades de extensão, pesquisa e ensino voltadas para a promoção de saúde e bem-estar da população.

Compõe a equipe executora as docentes de Biologia/Meio Ambiente Allynne Avylla Alves (coord. geral) e Cecília Bezerra Carvalho (coordenadora), além dos estudantes Getúlio Ferreira (Bolsista PIBEX pelo curso Tecnologia em Gestão Ambiental), Izamara Cristina de Oliveira Fernandes (Voluntária pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária), Maicon Arcanjo da Silva e Maria Eduarda Martins Fernandes (Voluntários pelo curso Técnico em Segurança do Trabalho), Deise Christian Silva Caldas (Voluntária pelo Mestrado em Educação Agrícola da UFRRJ em parceria com o Campus São João Evangelista).

Por uma cidade mais sustentável

A professora Allynne explica que os benefícios da agricultura urbana aliada à sustentabilidade é o que norteia a iniciativa. “A incerteza sobre a qualidade de produtos adquiridos nos mercados como hortaliças e frutos gera receio dos consumidores que buscam melhoria da qualidade de vida. Uma solução é optar por produzir em pequena escala hortas urbanas e residenciais, sem o uso de agrotóxicos”.

O projeto beneficia, de forma direta, cerca de 300 pessoas, entre alunos, servidores e terceirizados da instituição. Uma segunda fase, prevista para o 1º semestre de 2019, prevê ações voltadas à comunidade externa por meio do compartilhamento das tecnologias desenvolvidas. Cerca de 700 pessoas serão favorecidas com oficinas e exposições voltadas para a prática da agricultura urbana como, por exemplo, a estruturação de hortas residenciais e reaproveitamento de resíduos para a produção de composto orgânico.

Conheça a seguir os projetos realizados em 2018 ou que estão em fase de desenvolvimento na horta do Campus

Trabalhos de Conclusão de Curso Concluídos

Germinação de sementes de Tabebuia roseo-alba e Tabebuia chrysotricha sob fotoperíodo

Envolvidos: Cecília Silva Martinez e Franciane da Silva Pereira (estudantes do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente/TMA). Orientadora: Prof.ª Juliana Rodrigues Franco. Co-orientadora: Prof.ª Allynne Avylla Alves