Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre inscrições para programa de fomento à pesquisa aplicada

IFMG abre inscrições para programa de fomento à pesquisa aplicada

publicado: 05/09/2016 15h20, última modificação: 26/03/2024 16h18

O Instituto Federal de Minas Gerais está com inscrições abertas, de 24 de agosto a 30 de setembro, para a edição 2016 do Programa Institucional de Fomento à Pesquisa Aplicada, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e a iniciação à pesquisa aplicada.

Serão aceitas propostas apresentadas por servidores mestres e doutores do quadro permanente do IFMG. Para a inscrição, o coordenador do projeto deverá anexar os documentos listados no item 3.7 do edital. Vale destacar que caberá também ao pesquisador selecionar o(s) aluno/bolsista(s) responsável(is) pela(s) atividade(s).

O fomento poderá ocorrer de duas formas: por meio de bolsas de iniciação científica e/ou desenvolvimento tecnológico e bolsas de desenvolvimento tecnológico e industrial; ou ainda, para compra de equipamentos (capital) e material de consumo (custeio).

Novidades

O processo seletivo será coordenado e executado pela recém-criada Câmara de Avaliação e Acompanhamento de Projetos do IFMG, com divulgação e fiscalização da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG). A seleção é composta por quatro etapas: análise da documentação e homologação das inscrições (eliminatória), projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória), avaliação quanto à viabilidade econômica (eliminatória) e avaliação do currículo lattes (classificatória).

Outra novidade é que, este ano, o edital disponibiliza três linhas de financiamento para os projetos, que variam de acordo com os recursos ofertados:
Linha A - até R$ 25 mil: Pesquisa aplicada, sem a necessidade de geração de Inovação;
Linha B - até R$ 80 mil: Pesquisa aplicada com geração de Inovação
Linha C - até R$ 150 mil: Pesquisa aplicada com geração de Inovação em parceria com empresa, cooperativa ou
associação, fundações externas ao IFMG.

As bolsas do programa terão duração de até dois anos, a depender da modalidade e do órgão de fomento. O resultado do processo seletivo vai ser divulgado a partir do dia 21 de outubro.

Acesse:

Edital e anexos