Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre seleção para pesquisadores do Observatório do Mundo do Trabalho

IFMG abre seleção para pesquisadores do Observatório do Mundo do Trabalho

Centro almeja incentivar o desenvolvimento das instituições da Rede Federal no Estado
publicado: 20/06/2018 11h32, última modificação: 21/03/2024 08h34

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas, até 19 de agosto (Retificação nº 01, de 18 de julho) para a seleção de pesquisadores que atuarão no Observatório do Mundo do Trabalho de Minas Gerais. São ofertadas cinco vagas entre os docentes das seguintes instituições: IFMG, IF do Norte de Minas (IFNMG), IF Sudeste de MG, IF Sul de Minas, IF do Triângulo Mineiro (IFTM) e Cefet-MG.

Cada pesquisador selecionado deverá dedicar 20h semanais ao projeto e poderá desenvolver as atividades no próprio campus de lotação, sob supervisão da coordenação geral do observatório, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão do IFMG. É obrigatório que o servidor docente seja do quadro permanente de sua Instituição e esteja em efetivo exercício.

Projetos

Os pesquisadores podem enviar uma proposta por tema. São disponibilizados cinco temas por pesquisa: Mapeamento dos adensamentos vocacionais das microrregiões onde se localizam as unidades da Rede Federal; Análise do desempenho dos egressos da Rede Federal no mercado de trabalho; Proposição de itinerários formativos para as unidades da Rede Federal; Atividades econômicas portadoras de futuro e os eixos tecnológicos da Rede Federal; e Perfil dos pesquisadores e extensionistas da Rede Federal em Minas Gerais.

Vale destacar que as seis instituições poderão concorrer com projeto em todos os temas. Porém, apenas um será selecionado por Instituição. Os trabalhos terão duração total de 18 meses e cada pesquisador receberá bolsa no valor de R$ 1,5 mil. Além disso, cada projeto poderá contar com 36 bolsas de iniciação científica, que deverão ser utilizadas por estudantes de graduação das instituições envolvidas – a seleção ficará a cargo do pesquisador, com anuência da coordenação geral do observatório.

Inscrição

Para se inscrever, o interessado necessita enviar, por e-mail (editais.proex@ifmg.edu.br), os seguintes documentos em PDF: formulário de inscrição, Termo de Abertura de Projeto (TAP), carta de anuência proveniente do campus de lotação, carta de compromisso do pesquisador e declaração de experiência profissional. Toda a documentação está especificada no item 15 do edital nº 51, e também nos anexos.

Avaliação

A avaliação das propostas será realizada por uma Comissão Avaliadora, nomeada por portaria do reitor do IFMG e composta de servidores da Rede Federal e MEC. Serão duas etapas: análise dos projetos de pesquisa e análise de currículo do pesquisador.

Saiba mais sobre o observatório

O observatório é fruto de ação conjunta entre as instituições mineiras citadas (IFMG, IFNMG, IF Sudeste de MG, IF Sul de Minas, IFTM e Cefet-MG). que, por sua vez, estão alinhadas às estratégias da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O objetivo principal do centro de estudos é apoiar o processo decisório nas instituições envolvidas, por meio de uma rede de pesquisadores dedicados a coletar e analisar informações sobre a dinâmica do mercado de trabalho na região de influência onde se localizam os campi da Rede Federal no Estado.

Cronograma do processo de seleção:

• Término das inscrições:19 de agosto
  • Homologação das inscrições: 24 de agosto
  • Análise das propostas: 27 a 31 de agosto
  • Divulgação do resultado preliminar: 3 de setembro
  • Prazo para interposição de recursos: 3 a 7 de setembro
  • Análise dos recursos: 10 a 13 de setembro
  • Divulgação do resultado final: 14 de setembro
  • Início dos projetos: 24 de setembro

Edital nº 51, retificação e anexos (do processo seletivo) estão disponíveis em:

Esclarecimentos e outras informações podem ser obtidos pelo e-mail: editais.proex@ifmg.edu.br.