Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG aplica provas e redação online do Processo Seletivo 2023/2 no dia 18 de junho

Exame de seleção ocorre a partir de 13h, para quatro cursos técnicos, em Congonhas e Ouro Preto. Já a redação online deve ser realizada pelos inscritos em cursos de graduação com seleção por análise de desempenho escolar.
publicado: 15/06/2023 10h09, última modificação: 07/03/2024 10h28

O IFMG aplica, neste próximo domingo, 18 de junho, as provas do exame de seleção para ingresso de novos alunos nos cursos técnicos, com entrada no 2º semestre letivo de 2023, e também a redação online para os inscritos em cursos de graduação, cuja seleção ocorre por meio da análise de desempenho escolar.

Sobre as provas objetivas

Neste exame de seleção, farão as provas somente os candidatos para o curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, do Campus Ouro Preto, e para os cursos Técnicos Concomitantes em Edificações e Mineração e o curso Técnico Subsequente em Mecânica, todos ofertados no Campus Congonhas. As provas terão início às 13h e término às 17h e serão aplicadas nas cidades de Congonhas e Ouro Preto. O local de aplicação está disponível para o candidato no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), que deve ser acessado no site do processo seletivo.

A prova objetiva de conhecimentos gerais é constituída por 50 questões de múltipla escolha, sendo: 15 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 15 de Matemática e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 10 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O candidato deve chegar ao local de realização das provas com antecedência de, no mínimo, 40 minutos do horário determinado para início. Para ter acesso à sala, é necessário apresentar um documento oficial válido com foto e o CDI, disponível na área do candidato (clique aqui). São considerados documentos oficiais válidos: carteira de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira nacional de habilitação (CNH), passaporte dentro do prazo de validade, certificado de reservista ou carteira profissional. O documento deverá conter foto e estar em condições de identificação dos dados do candidato.

Será permitido usar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente durante a prova. É proibido portar qualquer dispositivo eletrônico, como celular, relógio, calculadora, pendrive, Ipods, tablets, entre outros, mesmo desligados, durante a prova. Também é vedado o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares. O candidato deverá permanecer no local por 60 minutos, no mínimo, a partir do horário de início da aplicação (período de sigilo) e, após este período, é permitido levar o caderno de questões.

O gabarito vai ser divulgado em 19 de junho. Já a publicação do resultado final está prevista para o dia 6 de julho. Em caso de dúvidas relacionadas à prova presencial, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: vestibular@ifmg.edu.br, até as 13h do dia 16/06/2023 (sexta-feira).

Cursos técnicos dispensados da prova

Os candidatos que se inscreveram nos cursos técnicos concomitantes do Campus Ibirité e no curso de Edificações do Campus Ouro Preto foram dispensados de fazer as provas. Leia o comunicado oficial divulgado pelo IFMG.

Redação online

A redação online será aplicada exclusivamente para os candidatos dos cursos de Administração e Processos Gerenciais do Campus Ribeirão das Neves, que se inscreveram na opção de seleção por análise de desempenho escolar. Neste caso, o candidato deverá acessar o sistema de avaliação no dia 18 de junho, domingo, no horário de 9h às 17h.

O tempo total estabelecido para a realização da prova é de 1h30, ininterruptos, e será indicado em cronômetro localizado no sistema. Ao término do tempo disponível para conclusão da redação, a resposta redigida pelo candidato será salva e a prova encerrada automaticamente. O candidato deve dispor de tablet, celular ou computador (desktop ou notebook).

Para fazer a redação, o acesso deve ser feito no dia 18, dentro do horário determinado, na página oficial do processo seletivo, entrar na Área do Candidato, por meio de login e senha cadastrados, e consultar o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) com os dados e as orientações para entrar no sistema da prova de redação online.

O login de acesso é intransferível e restrito a cada candidato cuja inscrição foi deferida. A conexão simultânea de dois ou mais candidatos com o mesmo login sujeitará aos infratores o bloqueio dos acessos, com desclassificação dos candidatos, após constatada a ocorrência. Em hipótese alguma haverá possibilidade de repetição ou revisão da redação salva por erro do candidato.

O tema da redação será de cunho social, científico, cultural ou político e estará disponível para o candidato, no sistema de avaliação, no dia da prova. O concorrente deverá produzir um texto em Língua Portuguesa com no mínimo sete linhas ou 630 caracteres e no máximo 5 mil caracteres, que também serão contados e indicados pelo sistema para visualização do candidato. Todo tipo de letra, símbolo, sinal, número, pontuação e espaçamento são contados como caracter.

Em caso de dúvidas, de qualquer natureza, relativas à redação, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br até dois dias antes da realização da prova, no horário de atendimento entre 8h e 17h. As informações completas estão disponíveis no edital de convocação.

Acesse o cartão definitivo de inscrição (área do candidato)

Edital de convocação - provas presenciais

Edital de convocação - redação online

Vestibular e Exame de Seleção 2023/2 - Informações gerais