Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG aprimora missão e valores e incorpora novos conceitos à visão institucional

Com as contribuições da comunidade acadêmica, foram elaborados os textos fundamentais que irão compor o Plano de Desenvolvimento Institucional
publicado: 06/02/2019 08h53, última modificação: 20/03/2024 08h22

“Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional”. Essa é a nova missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), que passa a vigorar em 2019 e irá compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) dos próximos cinco anos. A decisão final sobre o texto foi tomada no mês de novembro, durante reunião da comissão gestora do PDI, e está sendo divulgada agora pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), setor que coordena os trabalhos.

Além da missão, foram definidos também a visão e os valores do IFMG. Os três conceitos constituem uma parte fundamental do planejamento estratégico e são responsáveis por guiar e orientar as decisões e ações de gestão que irão aprimorar e ampliar a atuação institucional. Confira:

Missão: Ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade em diferentes níveis e modalidades, focando na formação cidadã e no desenvolvimento regional.

Visão: Ser reconhecida como instituição educacional inovadora e sustentável, socialmente inclusiva e articulada com as demandas da sociedade.

Valores: Ética, Transparência, Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Inclusão, Qualidade do Ensino, Respeito, Sustentabilidade, Formação Profissional e Humanitária, Valorização das Pessoas.

Para se chegar a eles, foram promovidas diversas discussões. A DDI organizou, ao longo do segundo semestre de 2018, reuniões com os gestores da Reitoria e campi e também com representantes dos servidores e alunos. Eles participaram de dinâmicas nas quais foram debatidos os conceitos, levando em conta o PDI anterior, de 2014-2018,  o atual cenário institucional e as perspectivas para o futuro da instituição. Esses encontros mais a participação da comunidade acadêmica através da plataforma online “Game of Campi” forneceram os subsídios para a elaboração dos três tópicos.

Segundo levantamento da DDI, do total de 12.050 participações no “Game of Campi”, 2.407 comentários foram relacionados aos conceitos de missão, visão e valores, número que equivale a cerca de 20% do total. Foram incluídos nos valores sugestões como empreendedorismo, diversidade, inclusão, formação profissional e humanitária, e a valorização das pessoas. Já aqueles valores mais curtidos pela comunidade acadêmica na plataforma foram mantidos. São eles: ética, inovação, respeito, qualidade do ensino, sustentabilidade e transparência.

O reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, avalia como muito positiva a renovação desses três tópicos que, reunidos, representam a identidade institucional. “O tripé missão, visão e valores constituem conceitos fundamentais para a nossa organização e desenvolvimento como instituição de ensino. É a partir dessa definição que daremos andamento ao PDI, direcionando nossas ações e os projetos que vão afirmar e reforçar o que colocamos como nossa identidade perante à sociedade”, declarou.