Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG capacita docentes para elaboração de provas do processo seletivo

IFMG capacita docentes para elaboração de provas do processo seletivo

publicado: 07/08/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 13h06

O IFMG, em conjunto com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFJF, irá realizar, nos dias 8 e 9 deste mês, um curso de capacitação para os docentes que irão elaborar questões da prova de seleção para os cursos técnicos do Instituto. As aulas serão ministradas no Campus Betim, por profissionais que irão orientar os professores sobre os parâmetros e a estrutura de avaliação da prova.

Essa será a primeira edição da capacitação, que tem por objetivo fazer com que o processo seletivo possa, também, ter um cunho pedagógico. “Nossa intenção é que, além de selecionar e classificar os estudantes, a prova possa diagnosticar a situação daqueles que irão ingressar no IFMG”, explica o diretor de Avaliação Educacional, Carlos Bento. Essa medida, segundo ele, irá facilitar o trabalho em sala de aula com os futuros alunos.

O Caed instruirá os professores sobre como criar uma prova que possa cumprir tanto a função de selecionar os alunos, quanto proporcionar esse diagnóstico. Assim, as questões se tornarão mais padronizadas.

De acordo com Carlos Bento, esse curso faz parte de uma série de ações promovidas pela Pró-Reitoria de Ensino, visando à capacitação docente como um fator importante na melhoria da educação. “O ensino está fortemente ligado à formação docente”, afirma.

Anteriormente, os professores responsáveis ela elaboração das provas eram selecionados por meio de convite. Este ano, porém, a seleção se deu por meio do edital público 075 (leia mais)

registrado em: