Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG conquista quatro medalhas no JIF Nacional

IFMG conquista quatro medalhas no JIF Nacional

Alunos do Campus Ouro Preto venceram provas no Tênis de Mesa e Atletismo
publicado: 23/10/2018 17h28, última modificação: 20/03/2024 09h07

Uma medalha de ouro, outra de prata e duas de bronze. Esse foi o saldo de conquistas dos estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) que participaram dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2018 - Etapa Nacional, realizados entre 16 e 21 de outubro, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza (CE). Organizada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), a competição reuniu 1035 alunos oriundos de 34 Institutos Federais das cinco regiões do Brasil. O IFMG esteve presente com dois alunos e participou das modalidades Tênis de Mesa e Atletismo.

De acordo com a professora de Educação Física, Ana Flávia Leão Pereira, que acompanhou a delegação na viagem ao Ceará, os competidores são estudantes do Campus Ouro Preto. Maria Luíza Cunha da Fonseca, de 17 anos, que está no terceiro ano do Técnico em Mineração, conquistou a medalha de ouro na disputa do Tênis de Mesa por equipe, que disputou com alunas do Instituto Federal de São Paulo. Já Victor Gabriel Soares de Paula, de 18 anos, também aluno do Técnico em Mineração, saiu vitorioso das provas do Atletismo, nas corridas de 400, 800 e 1.500 metros, levando pra casa duas medalhas de bronze e uma de prata.

“Foi gratificante demais estar no JIF Nacional. É uma competição de alto nível, uma etapa dos jogos que é muito difícil de ser conquistada, pouquíssimos atletas são selecionados. Tentei ficar tranquila, jogar o que eu sei jogar. No momento das partidas, as meninas de São Paulo foram super cuidadosas comigo, receptivas, me acolheram muito bem. Fiquei feliz de subir no pódio e ser a melhor equipe do Brasil entre os IF’s”, contou Maria Luíza.

Para Victor Gabriel, que já esteve em outras edições, a experiência também foi "incrível". "Fico muito feliz por ter representado bem o IFMG, trazendo três medalhas para casa e correndo abaixo do antigo recorde na prova de 1.500 metros, fazendo uma das minhas melhores marcas. Fico mais feliz ainda com as amizades, aprendizados e lembranças que dificilmente vou esquecer", declarou.

A professora Ana Flávia afirma que, tanto a Etapa Regional (realizada em Belo Horizonte pelo Cefet-MG, em agosto) como a Etapa Nacional são importantes espaços para a consolidação do trabalho dos projetos esportivos de extensão. Os campi que participam têm a oportunidade de estar num espaço físico privilegiado com infraestrutura preparada para receber atletas olímpicos, como no caso de Fortaleza. “Os alunos podem colocar em prática os princípios formativos que o esporte pode trazer, interagindo/socializando com estudantes de instituições do Brasil inteiro. Isso amplia a visão de mundo deles, fortalece as relações interpessoais, trabalha as competências sócio-emocionais, além de desenvolver as capacidades relacionadas ao esporte em si”, defende.

Durante os seis dias de competição, as disputas ocorreram nas quadras, campos, piscinas e arenas que compõem a estrutura de 85 mil metros quadrados do Centro de Formação Olímpica do Nordeste. Cerca de 300 colaboradores atuaram na organização técnica e administrativa. A etapa nacional também foi marcada por ações de inclusão social, com destaque para a participação de atletas com deficiências e para a participação da primeira atleta transgênero. Além de competirem, as delegações puderam participar de passeios turísticos, culturais e momentos de descontração e lazer.

Quase 300 medalhas e troféus estavam sob disputa em 11 modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Trinta e uma entidades conquistaram pelo menos uma medalha. No quadro geral, o Colégio Pedro II (RJ) foi a instituição que mais ganhou ouro, 21 no total, com destaque para as 18 conquistas na natação, de 26 medalhas douradas na modalidade. Já o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) totalizou o maior número de medalhas: 34 ao todo, sendo oito de ouro, 11 de prata e 15 de bronze.

No ano que vem, o JIF completa 10 anos de realização e a Etapa Nacional será realizada no Espírito Santo, em Guarapari.