Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG divulga resultado final do processo seletivo para o segundo semestre

IFMG divulga resultado final do processo seletivo para o segundo semestre

Candidatos aprovados nos cursos técnicos e superiores devem ficar atentos às informações sobre matrículas. Foram ofertadas vagas para os campi Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves
publicado: 06/07/2023 11h59, última modificação: 10/07/2023 11h29

Foi publicado nesta quinta-feira, 6 de julho, o resultado final do processo seletivo de alunos para os cursos técnicos e superiores do IFMG com início no segundo semestre de 2023. Ao todo, o Instituto ofertou 397 vagas, distribuídas nos campi Congonhas, Ibirité. Ouro Preto e Ribeirão das Neves. A lista com os classificados em primeira chamada pode ser consultada na área da candidato (veja abaixo).

Para os cursos técnicos, neste processo seletivo, a classificação final utilizou a ordem decrescente do total de pontos obtidos na prova de conhecimentos gerais até o limite das vagas oferecidas em cada curso, obedecendo os critérios de preenchimento estabelecidos no edital. Já a classificação para os cursos superiores levou em conta o resultado das notas do Enem ou, para alguns cursos de Ribeirão das Neves, o resultado da prova de redação on-line mais análise de currículo.

ACESSE O RESULTADO FINAL - CURSOS TÉCNICOS

ACESSE O RESULTADO FINAL - CURSOS SUPERIORES

Sobre a matrícula

Os aprovados devem ficar atentos às datas de matrícula, que serão realizadas nos próximos dias de maneira virtual, como o  envio da documentação digitalizada pelo Sistema de Matrículas do IFMG, disponível no link: matricula.ifmg.edu.br. Cada campus tem informações específicas sobre as datas de matrícula, portanto, os aprovados devem acompanhar as atualizações nas páginas oficiais das unidades acadêmicas. Veja abaixo:

Campus Congonhas - matrícula 1ª chamada: 8 a 11 de julho. |
Campus Ouro Preto - matrícula 1ª chamada: 17 a 21 de julho. | Clique aqui
Campus Ribeirão das Neves -  matrícula 1ª chamada: 11 a 13 de julho. | Clique aqui
Campus Ibirité - matrícula: a partir de 20 de junho (*o resultado do campus foi publicado com antecedência, uma vez que não houve provas) | Clique aqui

Instruções e documentação
Os candidatos aprovados devem verificar as instruções e a indicação da lista completa de documentos exigidos no item 18 do Edital 31 (cursos técnicos) e no item 25 do Edital 30 (cursos superiores).
Os principais documentos são:
-uma foto recente 3x4;
-CPF próprio;
-Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte (original e cópia);
-Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos (original e cópia)
-Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental e declaração de matrícula no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, para cursos técnicos concomitantes;
-Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio, para cursos técnicos subsequentes e cursos superiores;
-Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz (ANEXO VIII , no caso de candidatos menores de 18 anos, ou ANEXO IX, no caso de candidatos maiores de 18 anos);
-Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos.

Para os candidatos selecionados por reserva de vagas (cotas), além da listagem acima, será necessário providenciar uma relação complementar de documentos, que varia conforme a cota na qual se inscreveu. A relação dessa documentação também pode ser conferida no Anexo I dos editais.

Lista de espera e chamada de excedentes

Após a matrícula dos aprovados na primeira chamada, caso ainda haja vagas a serem preenchidas, os campi convocarão os candidatos que estiverem na lista dos excedentes. Tais chamadas são divulgadas somente no site do campus.

Dúvidas sobre as matrículas:

Os e-mails para que os candidatos possam entrar em contato para tirar dúvidas referentes às matrículas são:
Campus Congonhas - matricula.congonhas@ifmg.edu.br
Campus Ibirité - matriculade.ibirite@ifmg.edu.br