Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG e Enap promovem primeiro curso de capacitação presencial
conteúdo

Notícias

IFMG e Enap promovem primeiro curso de capacitação presencial

Encontro aconteceu no Campus I do Cefet MG, em Belo Horizonte. Parceria entre as instituições começou em 2019 e já ofertou vários cursos on-line.
publicado: 19/09/2023 13h22, última modificação: 06/03/2024 16h32

Uma parceria que começou em 2019, entre o IFMG e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e que  resultou na realização de várias ações de capacitação em conjunto, de forma remota,  promoveu seu primeiro encontro presencial no Campus I do Cefet – MG, entre os dias 11 e 13 de setembro.  Com o tema "Pluralidade e Inclusão no Serviço Público", o curso teve o objetivo de reconhecer os direitos das minorias como uma prática necessária à promoção da diversidade no serviço público.

Participaram do evento 13 servidores do IFMG, além de colegas de outras instituições. O grupo discutiu as características, contextos, valores e desafios relativos às minorias no Brasil, e alternativas, como políticas públicas e redes de apoio que possam auxiliar na implementação de ações Inclusivas no ambiente de trabalho. O curso foi ministrado pela professora Maria Abadia Brandão, mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Cultura Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas.

Uma das participantes foi a chefe do setor de Desenvolvimento, Segurança e Qualidade de Vida do IFMG, Silvana Nahas. Ela explicou que o curso ocorreu no formato de oficina, com estudos de caso, debates, simulações e atividades práticas. “A maioria de nós tem muito o que aprender quando o assunto é diversidade e inclusão. Além disso, este é um tema que certamente extrapola o mundo do trabalho. Promover oportunidades de aprendizagem como essa poderá estimular a construção de iniciativas por parte dos próprios servidores”, avaliou.   

No IFMG
O tema Diversidade e Inclusão já faz parte da realidade do IFMG, por meio dos núcleos institucionais Napnee (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) e Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena) e ainda pelos coletivos IFMG Negro, que busca discutir o fortalecimento das políticas de ações afirmativas para a comunidade negra e indígena, além de combater a discriminação no ambiente escolar, o grupo Basta! - Núcleo de enfrentamento da violência de Gênero no IFMG, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (Nepgres) e o grupo de estudos de gênero e interseccionalidades "Carolinas". 

 

Outros cursos
A Enap também oferece outros cursos gratuitos sobre o tema Diversidade e Inclusão, com carga horária de 20 horas, na modalidade remota.

• Superando o capacitismo do Setor Público - Inscreva-se

• Praticando o letramento racial no serviço público  -  Inscreva-se

• Gestão de diversidade no serviço público  - Inscreva-se