Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG é parceiro no 1º Seminário da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais
conteúdo

Notícias

IFMG é parceiro no 1º Seminário da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais

Evento reunirá pesquisadores, produtores e instituições parceiras, como o IFMG, por meio do Centro de Excelência e Inovação em Produtos Alimentícios Artesanais (CEIParte)
publicado: 13/11/2025 16h28, última modificação: 18/11/2025 16h57

Nos dias 27 e 28 de novembro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), sediará em Belo Horizonte, o 1º Seminário da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais, iniciativa que reúne instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão dedicadas ao fortalecimento da cadeia produtiva dos queijos artesanais em Minas Gerais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Epamig.

O IFMG, por meio do Centro de Excelência e Inovação em Produtos Alimentícios Artesanais (CEIParte), é parceiro da iniciativa.

Conheça o Centro de Excelência em Produtos Alimentícios Artesanais (CEIParte) do IFMG - Videocast "Pesquisaí

O evento reunirá estudantes, pesquisadores, extensionistas e representantes de órgãos públicos e privados, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos científicos e tecnológicos, valorizar a produção artesanal e fortalecer a integração entre os diversos atores do setor e contará com a presença do reitor do IFMG, Rafael Bastos, na mesa de abertura. 

Durante os dois dias de atividades, a programação incluirá palestras, mesas-redondas, oficina prática e debates sobre temas como economia, cultura, inovação tecnológica, sanidade e segurança alimentar, diversidade microbiana e relação com o terroir. As atividades iniciam no dia 27 de novembro, das 8h30 às 19h e, no dia 28 de novembro, das 9h às 12h30. A gestora do CEIParte, Fabiana Couto, e Gustavo Lacorte, ambos do Campus Bambuí, ministrarão palestras aos participantes do evento.

Confira a programação

 

Segundo o pesquisador da Epamig e coordenador da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais, Daniel Arantes, o seminário representa um marco para o setor. “São oportunidades como essa que nos oferecem respostas efetivas às demandas da cadeia produtiva de queijos artesanais, que vive um momento de expansão com o reconhecimento de novas regiões, o surgimento de novos tipos de queijos e a consolidação de produções autorais em todo o estado”, afirmou.

O IFMG vaicontribuir com sua expertise em pesquisa aplicada, extensão rural e formação técnica voltada ao setor agroalimentar. 

O seminário é uma realização da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais, com apoio da Epamig e da Fapemig, e conta com a parceria de instituições como IFMG, UFMG, UFJF, Unimontes, UFLA, UFV, IMA, Emater-MG, Faemg, entre outros centros de pesquisa e universidades que integram a Rede.

Fonte: Epamig