Notícias
IFMG e UFMG discutem parceria para oferta de pós-graduação
Representantes do IFMG e da UFMG estiveram reunidos nesta quinta-feira, 16 de março, a fim de discutir projetos de oferta conjunta de cursos de pós-graduação. A proposta partiu do Instituto, que apresentou à Universidade a demanda de novas parcerias para oferta de cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter e Dinter).
Atualmente, a UFMG conta com 90 programas de pós-graduação, sendo mais de 80% deles com notas de excelência na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O pró-reitor de Extensão e reitor substituto do IFMG, Carlos Bernardes, ressaltou a importância da aproximação entre as duas instituições e os benefícios, para a comunidade do Instituto, de uma oferta no município de Belo Horizonte.
O pró-reitor de Pós-graduação da UFMG, Eduardo Neves, apresentou algumas possibilidades em áreas de interesse do IFMG. O próximo passo será a realização de reuniões setoriais com as coordenações dos programas de pós-graduação para construção da proposta. “Em breve esperamos dar boas notícias à comunidade do Instituto, viabilizando turmas voltadas aos servidores em programas de excelência da UFMG. Para o futuro do IFMG, é essencial que essa parceria institucional se fortaleça a cada dia”, comenta Carlos Bernardes.
A reunião ocorreu na Reitoria da UFMG, que esteve representada pela reitora, Sandra Goulart Almeida, e pelo pró-reitor de Pós-graduação, Eduardo Neves. Pelo IFMG, estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e reitor substituto, Carlos Bernardes, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Fernando Braga, e o diretor de Pós-graduação, Tiago Simão.
Mestrado em rede
Outro importante encaminhamento da reunião foi a criação de um grupo de trabalho para a elaboração de nova proposta de Mestrado em Gestão Pública, para oferta em rede, a ser liderada pela UFMG e pelo IFMG. Segundo a reitora Sandra Goulart, esta também é uma demanda da UFMG, para permitir ampliação da oferta de qualificação para o seu corpo de técnicos administrativos. O grupo de trabalho contará com professores das duas instituições, que deverão elaborar projeto a ser submetido à Capes.
No IFMG, a Diretoria de Pós-graduação será responsável por montar um time de docentes multicampi para trabalhar na proposta de mestrado em rede, além de seguir no contato com os programas de pós-graduação da UFMG para oferta de turmas para os servidores. “A construção deste projeto conjunto é oportunidade para o IFMG. Vamos reunir uma equipe e começar o trabalho”, afirma o diretor, Tiago Simão.
Fernando Braga ressalta a importância da reunião para o IFMG. "Estamos trabalhando para que nossos servidores possam seguir se qualificando em áreas do conhecimento que são chave para o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, do Instituto”, pondera o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. "Reconhecemos a excelência da UFMG e ficamos felizes com a receptividade em construir novas pontes para colaboração em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão", corrobora Carlos Bernardes.