Notícias
Campus GV lidera etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia e avança à fase nacional
A equipe GeográIFicos, do Campus Governador Valadares, conquistou o 1º lugar estadual na X Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG 2025) e garantiu uma das vagas para representar as escolas públicas com processo seletivo de Minas Gerais na etapa nacional da competição, que será realizada entre 25 e 28 de novembro, em Campinas (SP).
O grupo é composto pelos estudantes Júlia Oliveira Pertel, Camila Martins Coutinho e Diogo Gomes de Araújo, todos do 1º ano do curso Técnico em Edificações, sob orientação dos professores Daniela Martins Cunha e Evandro Klen Panquestor. A fase nacional da OBG contará com provas individuais de múltipla escolha, discursivas e práticas.
Ao todo, 39 estudantes do Campus Governador Valadares participaram da olimpíada, organizados em 13 equipes, e conquistaram quatro medalhas de ouro, sete de prata e duas de bronze.
Outros campi do IFMG também obtiveram resultados expressivos. Em Formiga, a equipe formada por César Augusto Fernandes, Tiago Souza de Oliveira e Luiza Mara Fernandes Costa levou medalha de ouro, ficando apenas quatro pontos atrás dos líderes estaduais.

Foto: (esquerda para direita - César Augusto Fernandes (Administração), Luiza Mara Fernandes Costa (Informática) e Tiago Souza de Oliveira (Informática) e professor Flávio Nasser).
A participação do IFMG na OBG 2025 também refletiu o investimento em atividades formativas no campus, como aponta o professor Flávio Nasser. Segundo ele, os encontros preparatórios proporcionaram uma compreensão mais aprofundada da produção do conhecimento científico nas ciências humanas, especialmente na geografia, abordada em suas dimensões humana e física.
"A própria competição científica se apresenta como um importante treinamento avaliativo, que, com o bom resultado alcançado pela equipe, indica de forma objetiva o grau de aprendizado dos estudantes. Os resultados esperados foram atingidos com êxito parcial. A equipe alcançou a medalha de ouro na primeira fase da OBG 2025, que é estadual. Entretanto, infelizmente, não conseguiu a pontuação que permitia o credenciamento para a segunda fase da competição, de caráter nacional", relata o professor Flávio. O grupo alcançou 101,33 pontos, quatro a menos que a equipe que passou para a etapa nacional.
Já no Campus Ouro Branco, das nove equipes inscritas, três chegaram à terceira fase da olimpíada, e duas foram premiadas com medalhas de prata e bronze, segundo informou a professora Priscilla Verona, responsável pela orientação dos grupos.
A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma competição nacional voltada a estudantes do ensino médio regular e técnico. As provas são realizadas em fases online e presenciais e abordam temas como território, geotecnologias, meio ambiente e atualidades com foco em competências analíticas e interdisciplinares.
