Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG promove audiência pública para debater oferta de cursos no Campus Belo Horizonte
conteúdo

Notícias

IFMG promove audiência pública para debater oferta de cursos no Campus Belo Horizonte

Evento será aberto ao público, mas é preciso se inscrever gratuitamente para participar. Reunião está marcada para o dia 6 de outubro, segunda-feira, às 18h30, em escola do Barreiro.
publicado: 01/10/2025 08h54, última modificação: 01/10/2025 08h54
Exibir carrossel de imagens Foto: Fred Magno/Jornal O Tempo

Foto: Fred Magno/Jornal O Tempo

O IFMG realiza na próxima segunda-feira, 6 de outubro, a partir das 18h30, audiência pública para debater a oferta de cursos de seu novo campus em Belo Horizonte, a ser construído na região do Barreiro. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do Poeint (Escola Municipal Polo de Educação Integrada), localizado na Praça Modestino de Sales Barbosa 50, no bairro Barreiro de Cima. É preciso se inscrever gratuitamente pela internet (clique aqui) para participar, já que as vagas são limitadas à capacidade do local.

A audiência tem como principal objetivo apresentar o plano inicial de oferta de cursos da unidade. Serão mostrados os resultados de levantamentos feitos pelo IFMG e haverá espaço para que a comunidade esclareça dúvidas e faça questionamentos. Será um momento de diálogo aberto, no qual a população poderá contribuir com sugestões e apontamentos para que a futura oferta formativa esteja alinhada às necessidades locais e regionais. “É importante destacar que a audiência não tem caráter deliberativo, mas representa uma etapa fundamental do processo de implantação do campus”, explica a professora Flávia Siqueira, que integra a comissão responsável pelo Campus Belo Horizonte.

De acordo com a docente, a Pró-reitoria de Ensino conduziu um estudo preliminar para identificar as necessidades de formação profissional da região. Esse levantamento, que foi apresentado ao Ministério da Educação em 2024, apontou o Eixo Tecnológico da Saúde e Meio Ambiente como uma demanda real da região.

A reunião será presidida pelo reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira, e contará com a participação do pró-reitor de Extensão, José Roberto de Paula, do pró-reitor de Ensino, Mário Alvarenga, e de integrantes da comissão de implantação do campus, formada por um grupo de nove docentes. Foram convidados o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; o presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes; o representante do movimento “IF no Barreiro”, Vinícius Venades Monteiro; além de autoridades e lideranças locais.

Ensino federal no Barreiro

A implantação do campus do IFMG em Belo Horizonte faz parte da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em execução pelo Governo Federal desde março de 2024. Foi nessa época que o presidente Lula anunciou a criação de 100 novos campi de Institutos Federais em todo o Brasil. O IFMG foi contemplado com três unidades, nos municípios de Bom Despacho, João Monlevade e na capital mineira.

No caso de BH, um passo importante foi dado em 28 de agosto, data em que o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na cidade para assinar o termo de compromisso da Operação Urbana Simplificada (OUS) que permitirá a instalação da unidade acadêmica no Barreiro. O documento propõe a articulação das secretarias municipais com o fim de agilizar a construção do campus e foi viabilizado pela Prefeitura após o aval da Câmara Municipal, que aprovou o projeto de lei autorizando a OUS.

Parte da área onde o IFMG será construídoA área destinada ao Instituto Federal está localizada na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, conhecida como Via do Minério, entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia, no bairro Novo das Indústrias. É um terreno de 206 mil metros quadrados, sendo que a maior parte será mantida pela instituição como área de preservação permanente e espaço livre de uso público. Caberá ao IFMG preservar e gerir o perímetro ambiental do local, além de realizar os investimentos em infraestrutura e manutenção necessários para garantir o funcionamento da unidade. O Campus Belo Horizonte deverá ocupar cerca de 50 mil metros quadrados do terreno.

Os projetos e licenciamentos já estão sendo providenciados junto à Prefeitura para agilizar o início das obras. O planejamento prevê a construção de um bloco didático e administrativo, com salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca e instalações para professores e técnicos administrativos. Em uma segunda etapa, será construída uma área de vivência e alimentação, com refeitório e lanchonete, além de um ginásio poliesportivo e outra edificação dedicada ao ensino. O processo licitatório está em andamento e é conduzido pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento.

Serviço:

Audiência Pública “Oferta de cursos pelo IFMG no Campus Belo Horizonte”
Data: 06/10/2025
Horário: 18h30
Local: Auditório do Poeint - Praça Modestino de Sales Barbosa 50, Barreiro de Cima.
Vagas limitadas - inscreva-se gratuitamente para participar - clique aqui

Leia mais:

Evento consolida implantação de campus do IFMG em Belo Horizonte

Minas Gerais receberá oito novos campi de Institutos Federais