Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG realiza seleção de professor para três campi

IFMG realiza seleção de professor para três campi

Editais para contratar docentes substitutos estão com cinco vagas abertas. Veja as áreas de atuação e os benefícios ofertados para trabalhar em Governador Valadares, Piumhi e Ponte Nova.
publicado: 06/05/2022 15h10, última modificação: 12/03/2024 08h23

O IFMG está com inscrições abertas para professor substituto nos campi Governador Valadares (Edital 001/2022), Piumhi (Edital 020/2022) e Ponte Nova (Edital 19/2022). Os interessados devem seguir as orientações do edital e efetuar a inscrição pela página de concursos.

A vaga do Campus Ponte Nova é destinada aos profissionais com graduação em Ciência da Computação, Sistema da Informação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação ou Telecomunicações. O prazo de inscrição vai até o dia 20 de maio.

Já para o Campus Piumhi, o edital é focado nos profissionais de Engenharia Civil e tem período de inscrições aberto até o próximo dia 18. A taxa de inscrição para participar dos processos seletivos é de R$ 50,00.

O Campus Governador Valadares está ofertando três vagas, que são destinadas a profissionais com graduação em Engenharia Mecânica, Geologia e Artes. As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio.

O professor aprovado terá a remuneração básica de R$ 3.841,90, além dos benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar. Também há complementações de acordo com a formação acadêmica do candidato contratado.

Campus Governador Valadares

O processo seletivo será constituído de duas etapas: prova de títulos, no dia 1° de junho, e prova de desempenho didático, entre os dias 9 e 13  de junho. A segunda etapa será realizada de forma virtual, por videoconferência. Consistirá em uma aula, com duração entre 30 e 40 minutos, sobre temas pré-definidos conforme quadro abaixo.

TEMA

Engenharia Mecânica

Processos de fabricação: fundição

Geologia

Classificação genética das rochas e principais minerais formadores de rochas

Artes

Desafios do ensino da arte na Educação Básica: teoria e prática

Em relação à prova de títulos, os candidatos devem encaminhar os documentos exigidos no formato PDF, em e-mail único para o endereço concursos.gv@ifmg.edu.br. O prazo de aceite da documentação será até o dia 31 de maio. A comissão organizadora confirmará o recebimento dos dois arquivos solicitados enviando resposta ao candidato.

Os resultados finais serão divulgados a partir do dia 20 de junho.

Campus Piumhi

No Campus Piumhi, a seleção terá duas etapas: prova de títulos, que será realizada nos dias 26 e 27 de maio, e prova de desempenho didático, nos dias 7 e 8 de junho. A segunda etapa ocorre por videoconferência.

Em relação à prova de títulos, os candidatos deverão encaminhar os documentos a serem avaliados no formato PDF, em e-mail único para o endereço concursos.piumhi@ifmg.edu.br, até o dia 25 de maio. A comissão organizadora irá confirmar o recebimento dos arquivos solicitados enviando resposta ao candidato.

Os resultados finais serão divulgados a partir do dia 14 de junho.

Campus Ponte Nova

No Campus Ponte Nova, o processo seletivo também terá duas etapas: prova de títulos, marcada para os dias 25 e 26 de maio, e prova de desempenho didático, entre 8 e 10 de junho. A prova didática será presencial, na sede do campus, cujo endereço é Praça José Emiliano Dias, nº 87, Centro, Ponte Nova/MG.

Em relação à prova de títulos, os candidatos deverão encaminhar os documentos a serem avaliados no formato PDF, em e-mail único para o endereço gestaodepessoas.pontenova@ifmg.edu.br, até o dia 24 de maio. A comissão organizadora irá confirmar o recebimento dos dois arquivos solicitados enviando resposta ao candidato.

Os resultados finais serão divulgados a partir do dia 15 de junho.

Atribuições do contratado

A contratação de professor substituto é temporária e varia conforme a demanda pelo docente. O processo de seleção terá validade de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, havendo interesse do IFMG.

São atribuições do cargo de professor substituto: ministrar aulas em cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Minas Gerais, nos níveis técnico e/ou superior, em disciplinas ligadas às áreas da habilitação exigida nos editais. Também caberá ao docente contratado exercer outras funções inerentes à sua área de competência, tais como projetos afins e designações da administração.

Página do concurso com os Editais