Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG receberá docentes de Moçambique para capacitação

IFMG receberá docentes de Moçambique para capacitação

Parceria é fruto de um convênio firmado entre o governo do país africano e o Conif, com apoio do MEC e da Agência Brasileira de Cooperação
publicado: 15/09/2017 09h15, última modificação: 25/03/2024 12h44

Com o objetivo de capacitar formadores das instituições agrárias a partir de conhecimentos e habilidades em agricultura e mecanização agrária, quatro professoras de Moçambique ficarão, por um mês, nos campi de Bambuí e São João Evangelista. As docentes são parte de um grupo formado por 30 professores moçambicanos que chegaram ao Brasil em 9 de setembro. Eles estão no Instituto Federal do Sul de Minas para um período de adaptação de 15 dias.

"Quero aprender para transmitir mais conhecimentos técnicos da área agrícola aos nossos irmãos de Moçambique"

A presença dos docentes é fruto de um convênio firmado entre o governo de Moçambique e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com apoio do MEC e da Agência Brasileira de Cooperação. Os professores ficarão no Brasil por quatro meses.

“Minha grande expectativa é conhecer, na prática, como funcionam os sistemas de pulverização, de irrigação e de mecanização. Quero aprender para transmitir mais conhecimentos técnicos da área agrícola aos nossos irmãos de Moçambique”, comentou Ezequiel Azarias Manjati, Engenheiro Agrícola formado pelo Instituto Superior de Gaza, província de Moçambique. Ele explicou que a maior dificuldade do país é a falta de recursos materiais, não dispondo de muitos equipamentos para aprender e ensinar, eles precisam de conhecimento técnico para operar as máquinas que possuem.

Os professores moçambicanos seguirão uma intensa programação para aproveitar ao máximo o programa oferecido pelo Brasil. Após duas semanas no Instituto Federal do Sul de Minas, participando de aulas práticas, eles serão divididos em oito grupos para que possam se capacitar em diferentes regiões do país. Desses docentes, quatro virão para o IFMG.

Com informações da Comunicação IF Sul de Minas