Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG tem primeira patente registrada

IFMG tem primeira patente registrada

Projeto do Campus Bambuí, que simula as condições de um ninho para coelhas em ambiente selvagem, teve patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)
publicado: 20/10/2021 14h07, última modificação: 13/03/2024 09h51
Exibir carrossel de imagens Filhotes abrigados no "ninho-toca para coelhas"

Filhotes abrigados no "ninho-toca para coelhas"

“Na natureza, a coelha faz o parto numa toca, que ela cava em um local escondido, tampa a entrada com mato e só volta para amamentar os filhotes. A ideia é oferecer um ninho simulando essas condições, mais escuro e abaixo do piso da gaiola”. Assim o professor Luiz Carlos Machado, do Campus Bambuí, define o “ninho-toca para coelhas”, que busca simular as condições naturais ao animal, seja no ambiente doméstico ou de produção.

O pequeno recipiente, no entanto, foi muito além de auxiliar na reprodução desses lagomorfos. O ninho-toca tornou-se, em 2021, o primeiro registro de patente do IFMG. Isso significa que o produto pode vir a ser comercializado e gerar receitas à Instituição.

Construído a partir de um comedouro de aves adaptado (mais detalhes nos links abaixo) o ninho segue uma tendência, especialmente em países mais desenvolvidos, que é a preocupação com o bem-estar animal e a melhoria de seu repertório comportamental. “Temos que procurar alternativas para que esse ambiente seja o mais próximo do natural. Isso serve para animais de laboratório, produção ou companhia”, destaca o professor.

O projeto
Esse projeto nasceu entre os anos de 2012 e 2013, e consistia no desenvolvimento de novos recintos para coelhos, considerando o ambiente produtivo e principalmente o doméstico. Segundo Luiz, a cunicultura pet, que é o uso de coelhos de companhia, cresceu muito e o animal está cada dia mais presente nas casas brasileiras.
Modelo da "gaiola inteligente". O ninho-toca está no canto inferior esquerdo
O ninho-toca foi desenvolvido dentro do projeto das gaiolas inteligentes, que durou cerca de dois anos. Os estudos sobre o comportamento dos animais nesses recintos foram publicados em alguns trabalhos no Brasil e também no exterior (links abaixo). O pedido de patente foi feito em 2014 e o professor lembra que apenas a primeira parte do projeto foi executada. Haveria uma segunda etapa, para aperfeiçoar os protótipos, tornando-os mais leves para o uso nas casas, mas dificuldades surgidas ao longo dos trabalhos inviabilizaram sua continuação.

Referência
Campus Bambuí é referência nacional em cunicultura há mais de 10 anos e responsável pela publicação da Revista Brasileira de Cunicultura.  A unidade foi sede da Associação Brasileira Científica de Cunicultura até 2019 e publicou o Boletim de Cunicultura por três anos. Desde 2010, ano em que foi instalado o coelhário, já foram atendidos, gratuitamente, centenas de cunicultores, tanto presencialmente, quanto por mídias sociais e telefone.

Infelizmente, devido a dificuldades com estrutura e aquisição de ração para os animais, o coelhário da unidade está desativado, momentaneamente, desde o último mês de junho. O espaço de 100m² encontra-se, hoje, vazio. “Nosso coelhário sempre teve o intuito de produzir animais para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Fomos resilientes por muitos anos e continuamos com as atividades de cunicultura, mas, agora, na divulgação do nosso trabalho junto aos produtores, que nunca vai parar, pois somos referência na área”, explica o professor Luiz Carlos Machado, que também é responsável pelo “Dr. Cuni”, canal no Youtube com quase quatro mil inscritos.

NIT

A obtenção da patente foi possível pela atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG (NIT), cuja função é  intermediar a proteção da propriedade intelectual desenvolvida no Instituto e facilitar o licenciamento de tecnologia para empresas interessadas. O Núcleo é responsável pela gestão da inovação, avaliando os critérios de proteção das pesquisas desenvolvidas e auxiliando os pesquisadores em todo processo de proteção. Também atua no procedimento de registro de marca, patente, software, desenho industrial, cultivar e demais segmentos da propriedade intelectual do IFMG.

Estão abertas as inscrições para o Edital para registro de patentes no IFMG. Acesse

• Relato de caso, publicado na Revista Brasileira de Cunicultura
Resumo expandido sobre gaiola inteligente e ninho toca (pág. 172 a 179) e gaiolas para machos (pág. 158 a 165)  em publicação da Universidad Autónoma del Estado de Mexico