Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG vai ofertar cursos a distância pela Universidade Aberta do Brasil

IFMG vai ofertar cursos a distância pela Universidade Aberta do Brasil

Serão mais de 800 vagas, em cursos de graduação e de pós-graduação. É a primeira vez que o Instituto participa da parceria com a UAB
publicado: 12/07/2024 09h37, última modificação: 15/07/2024 10h10

O IFMG anuncia, pela primeira vez, a oferta de cursos através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Serão disponibilizadas cerca de 850 vagas iniciais, distribuídas entre cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de educação a distância (EaD). Com novas pactuações previstas, poderá ser alcançado o número de 1.100 vagas.

Ainda em 2024, está prevista a oferta da Especialização em Docência, com sede no Campus Arcos, e da Especialização em Educação a Distância, multisede que abrange as unidades de Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Na graduação, é ofertada a Licenciatura em Matemática, cuja sede está localizada na cidade de São João Evangelista, com previsão de oferta para o início do ano que vem. E, ainda na pós-graduação, em Bambuí, estará disponível a Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, com previsão para o ano de 2026.

"A adesão a este edital representa um passo importante no crescimento e fortalecimento da nossa política de educação a distância, ampliando o acesso à educação profissional tecnológica e expandindo, cada vez mais, a presença do IFMG em localidades que ainda não dispõem de campus”.
Cleder Silva, diretor do Cread

A oferta dos cursos foi aprovada no edital 25/2023, gerido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e considerado o maior da história da UAB, com o fomento de 290 mil vagas de graduação e pós-graduação a distância. “Para o IFMG, a adesão a este edital representa um passo importante no crescimento e fortalecimento da política de educação a distância, ampliando o acesso à educação profissional tecnológica e expandindo, cada vez mais, a presença em localidades que ainda não dispõem de campus presenciais”, avalia o diretor de Centro de Referência em Educação a Distância (Cread), Cleder Silva.

A articulação para a oferta envolveu um esforço contínuo do Cread, além do apoio e mobilização conjunta das unidades do IFMG, diretores e representantes do EaD. O processo ainda contou com alinhamento entre as Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa e Pós-Graduação (PRIPPG), além da parceria com o Fórum Estadual de Polos UAB de Minas Gerais. “Fomos muito bem sucedidos na articulação com os polos e a tendência é que esta atuação em parceria cresça”, comenta Cleder. Para o diretor do Cread, a iniciativa reafirma a figura do IFMG como uma instituição pioneira na democratização do acesso à educação superior em Minas Gerais, reforçando seu compromisso com a expansão e capilaridade de suas ofertas educacionais.

A expectativa é de que outras duas modalidades de cursos sejam oferecidas, como a Licenciatura em Química, no Campus Betim, e Especialização em Administração Pública, em Ouro Preto. Essas ofertas ainda estão submetidas em aditamento do edital e o resultado, até o momento, está em análise. Caso as submissões do aditamento do edital sejam contempladas, as vagas podem chegar a 1.100, com o envolvimento de nove campus e a parceria de 21 polos da UAB.

Segundo Cleder Silva, existe ainda a expectativa de, no segundo semestre deste ano, expandir mais a ofertas cursos, vagas e matrículas na modalidade a distância, com a adesão a outro programa federal vinculado à Setec/MEC- o Profuncionario.

registrado em: , ,