Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG vai ofertar qualificação profissional para Eletricista de sistemas fotovoltaicos

Iniciativa é da Setec/MEC, em parceria com IFs de todo o Brasil. Dos 14 campi contemplados em Minas, oito são do IFMG.
publicado: 14/10/2021 11h44, última modificação: 13/03/2024 11h05

A partir de 2022, oito campi do IFMG vão ofertar o curso de qualificação profissional para Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos). Com carga horária de 200 horas e na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), o curso será gratuito e ofertado no formato presencial ao longo do ano. O objetivo é atender a 360 alunos que, para participar, deverão ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo.

As 89 unidades de todo o Brasil foram selecionadas pela Chamada Pública Qualifica Mais EnergIF e 14 delas estão em Minas Gerais. O resultado foi publicado em 8 de outubro e os campi do IFMG contemplados foram Arcos, Betim, Congonhas, Formiga, Ibirité, Ouro Preto, Ribeirão das Neves e Sabará.

“A demanda por profissionais capacitados para o mercado de energia renováveis, especialmente a fotovoltaica, é enorme. Essa iniciativa vai proporcionar muitas oportunidades a nossos jovens, principalmente em um período de tanto desemprego. Esses cursos serão os primeiros de muitos que vamos oferecer”,

“A demanda por profissionais capacitados para o mercado de energia renováveis, especialmente a fotovoltaica, é enorme. Esses cursos serão os primeiros de muitos que vamos oferecer”  (Charles Diniz, diretor do Campus Arcos)

explica o diretor geral do Campus Arcos, Charles Martins Diniz. Segundo ele, o montante a ser repassado pelo MEC ao IFMG será de R$720mil, sendo 40% desse recurso já disponibilizado ainda em 2021 para a estruturação dos campi.

Charles destaca, ainda, o comprometimento da gestão do Instituto na aprovação e envio da proposta à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). “O reitor, o pró-reitor de Extensão, a chefe de gabinete, além dos diretores e professores dos campi envolvidos ficaram de plantão durante todo o final de semana para que a proposta fosse enviada a tempo. Quando temos esse nível de envolvimento, costuma dar muito certo”, concluiu.