Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instituto Federal de Goiás sedia encontro nacional da EJA das instituições da Rede Federal

Inscrições podem ser feitas até dia 14 de maio, pela internet

publicado: 20/04/2018 11h23, última modificação: 21/03/2024 09h19

Servidores, professores, pesquisadores e estudantes de todo o país se reúnem e maio para debater e analisar a implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Profissional no I Encontro Nacional EJA/EPT. Com foco na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o evento será realizado nos dias 21, 22 e 23 de maio no Campus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, organizado em articulação com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

A ideia do Encontro, segundo o presidente da comissão organizadora e coordenador da EJA no IFG, Ghesley Jorge Xavier, é discutir, principalmente, os três pilares e desafios: ingresso, permanência e êxitos dos alunos nos cursos. “Temos que criar mecanismos de sensibilização dessas pessoas para que elas voltem aos estudos. Muitas não tiveram a oportunidade de estudar na época dita como regular e podem voltar. Além disso, pretendemos trabalhar políticas e trazer à tona experiências em Rede, tanto de servidores, mas de estudantes que já tiveram maior contato com as realidades locais”, afirma. Além do debate, será proposto que os participantes produzam documentos que vão subsidiar ações e políticas de efetivação do acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA nas instituições federais.

Atualmente, os cursos da educação de jovens e adultos dos institutos contemplam alunos acima de 18 anos, que por algum motivo tiveram que parar os estudos ao longo da vida e querem retornar às salas de aula. A educação integrada possibilita, então, o acesso à educação básica e cursos profissionalizantes. a com

Inscrições

Para participar das atividades do Encontro Nacional da EJA, é preciso se inscrever até dia 14 de maio. As inscrições já estão abertas e será dada certificação. São 310 vagas no total, sendo 10 reservadas a cada Estado.

A programação contempla na abertura, dia 21, às 19 horas (Teatro do IFG - Câmpus Goiânia), a palestra Os 11 anos de EJA/EPT na Rede Federal: trajetórias, impasses e consolidação. No segundo dia, pela manhã, das 8 às 12 horas, será realizada mesa-redonda com relatos de experiências sobre ingresso inclusivo e, à tarde, outro momento de relatos, mas com três mesas-redondas ocorrendo simultaneamente, com os temas: Projeto Político Pedagógico, Currículo Integrado e Formação Docente à luz das Especificidades dos Sujeitos da EJA. E no dia 23, pela manhã, será realizada a mesa-redonda: Retomada e consolidação dos cursos da EJA e possibilidades de organização acadêmica; após o almoço, serão elaborados o plano de ação e os documentos contendo os encaminhamentos feitos nas discussões.

Para realizar a inscrição, acesse: https://sugep.ifg.edu.br (I Encontro Nacional EJA/EPT).

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria do IFG

registrado em: