Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Melhoria na produção de ovos é tema de projeto em Bambuí
conteúdo

Notícias

Melhoria na produção de ovos é tema de projeto em Bambuí

publicado: 03/08/2016 12h29, última modificação: 26/03/2024 16h29

O Brasil é, atualmente, um dos principais países no comércio internacional de produtos agropecuários. No setor avícola, os avanços vêm ocorrendo ao longo dos anos sempre buscando menores custos de produção, de forma a ampliar os lucros. Um estudo desenvolvido no Campus Bambuí pretende colaborar neste sentido, ao trabalhar aspectos relacionados ao desempenho de galinhas poedeiras.

Coordenado pelo professor Adriano Geraldo, o projeto “Avaliação da inclusão de emulsificante na alimentação de poedeiras” pretende avaliar as respostas de desempenho e qualidade - interna e externa - dos ovos das poedeiras quando submetidas a dietas com a suplementação de emulsificantes. O emulsificante, explica o professor, tem ação de aumentar a superfície ativa nas gorduras alimentares para ação da lipase (enzima associada ao processo digestivo), potencializando a absorção.

O experimento foi conduzido no setor de Avicultura do Campus Bambuí. Foram utilizadas 400 galinhas da linhagem comercial Hisex Brown com 25 semanas de idade, em uma avaliação de quatro ciclos de produção, com 21 dias cada, totalizando 84 dias experimentais. “A alimentação das aves foi à vontade, tipo farelada, a base de milho e farelo de soja, utilizando como principal fonte de fósforo o fosfato bicálcico” relata o professor.

Estão em foco variáveis como produção e perda dos ovos; consumo de ração; peso médio dos ovos; massa de ovos; conversão alimentar; peso das aves no início e no fim do período experimental; peso total do ovo, coloração da gema, porcentagem de casca, entre outros. Os dados coletados estão em fase de tabulação e análise estatística.

Edital: 129/2014
Coordenador: Adriano Geraldo | Campus Bambuí
Projeto: Avaliação da inclusão de emulsificante na alimentação de poedeiras

registrado em: ,