Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2018: comunidade acadêmica participa do Planejamento Estratégico

Retrospectiva 2018: comunidade acadêmica participa do Planejamento Estratégico

Metodologia inovadora impulsiona participação da comunidade na construção do novo PDI.
publicado: 14/12/2018 11h05, última modificação: 20/03/2024 08h31

PROGEP04.JPGCom o objetivo de pensar o futuro e definir as estratégias que vão nortear as decisões de gestão dos próximos cinco anos, o IFMG tem mobilizado, desde setembro, sua comunidade acadêmica para participar e contribuir com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento, com previsão de ser finalizado em fevereiro de 2019, vai estabelecer o planejamento estratégico e as formas de diálogo da instituição com a sociedade para o atendimento a demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional, o trabalho de construção do PDI 2019/2023 foi dividido em etapas, de modo a envolver todos os atores integrantes do processo decisório do IFMG. A primeira delas foi o levantamento do diagnóstico interno e externo, mostrando números e indicadores relacionados à atuação do Instituto Federal. Com base nesse levantamento, foi possível realizar oficinas e reuniões na Reitoria para traçar as metas e objetivos da Instituição.

Ao longo de três meses, foram debatidos os conceitos de missão, visão e valores institucionais. Além disso, gestores e representantes de servidores e alunos participaram de dinâmicas nas quais apontaram as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do IFMG.

Acompanhe as notícias e todo o processo na página do PDI

O envolvimento da comunidade acadêmica ocorreu também por meio da proposta de gamificação, com a dinâmica virtual Game of Campi, onde foram registradas 12.050 participações, ao longo do mês de outubro. Desenvolvido na plataforma web Noosfero, que tem funcionalidades de mídia social, o jogo permitiu a postagem de ideias, comentários e avaliações. Foram levados em conta contribuições com ideias para tópicos relacionados a Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão.

No ranking final, saíram vitoriosos os campi Ribeirão das Neves, Ipatinga, Ouro Branco, Ponte Nova e Conselheiro Lafaiete, que registraram maior número de participações. Eles receberam prêmios em dinheiro e, em 2019, poderão equipar um espaço para funcionar como área de convivência. Já a ideia mais pontuada, que levou o prêmio de R$ 17 mil, veio do servidor Haroldo Lacerda de Brito, do Campus Ouro Branco, que sugeriu uma ação institucional para adotar o descarte correto de medicamentos, pilhas e baterias.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Institucional, Adriano Olímpio Tonelli, como instrumento norteador das políticas de gestão administrativa e pedagógica, o PDI é um documento fundamental para efetivar o diálogo com a sociedade. Está diretamente relacionado à avaliação institucional e é requisito básico nos processos de avaliação de curso realizados pelo Ministério da Educação. É peça fundamental para que o IFMG tenha seu ensino considerado de excelência.