Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Educação divulga edital do Enem 2019

Ministério da Educação divulga edital do Enem 2019

Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições serão abertas entre 6 e 17 de maio. O IFMG utiliza o Enem como prova de seleção do processo seletivo para os cursos superiores.
publicado: 25/03/2019 14h30, última modificação: 19/03/2024 14h36

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira, 25 de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo processo, que é vinculado ao Ministério da Educação. A publicação está disponível na página do Enem (clique para acessar). O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições serão abertas no período entre 6 e 17 de maio.

O IFMG utiliza o Enem como a prova de seleção para seu processo seletivo dos cursos superiores. Por isso, os interessados em ingressar na graduação em um dos 18 campi deverão realizar o exame. Além disso, são ofertadas vagas também pelo Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu), cuja classificação é baseada no resultado do Enem.

Conforme o edital publicado pelo Inep, no primeiro dia de prova, 3 de novembro, serão aplicados os testes de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição, cujo valor é R$ 85, devem ser realizados do dia 1º de abril ao dia 10 do mesmo mês. Assim como em 2018, esse processo será feito antes do período de inscrições para o exame.

Tem direito à gratuidade: estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública; candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Aqueles que pleitearem a isenção saberão do resultado em 17 de abril, no site do Enem. É importante lembrar que, mesmo conseguindo esse benefício, o candidato não estará inscrito automaticamente no Enem. Ele precisará, assim como os demais, fazer a inscrição regular.

Confira o cronograma do exame 2019:

- Pedido de isenção: 1º a 10 de abril

- Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril

- Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril

- Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril

- Pedido de atendimento especial ou de uso de nome social: 6 a 17 de maio

- Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio

- Inscrições: 6 a 17 de maio

- Provas: 3 e 10 de novembro

Clique aqui para acessar o portal do Enem.

registrado em: